Detro lança campanha de combate ao Aedes Aegypti

Vans, ônibus regulares e de fretamento deverão afixar cartaz no seu interior

Por Redação JS em 14/03/2016 17h12

Com objetivo de ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, lançou campanha para reforçar a conscientização da população sobre as formas para se remover os criadouros do inseto. Conforme determinação do Detro, a partir de abril, os 9.745 ônibus e 543 vans que operam as linhas regulares e os 3.211 veículos autorizados a fazer fretamento intermunicipal deverão afixar cartazes da campanha “10 Minutos Salvam Vidas” no seu interior, pelo período de um ano.

 

 O cartaz mostra o passo a passo para acabar com os criadouros domésticos e pré domésticos, já que o inseto responsável pela dengue, chikungunya e zika vive e se reproduz, em geral, dentro e no entorno das residências. A estimativa é que uma média mensal de cerca de 56 milhões de passageiros visualizem a campanha.

 

O presidente do Detro, Carlos Luiz Martins, explica que todos os esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti são primordiais neste momento. “É preocupante a epidemia de zika, dengue e chikungunya no Brasil e no estado do Rio. Estamos dando nossa contribuição para conscientizar a população sobre as medidas que podem ser adotadas para combater o mosquito. Esperamos que nosso exemplo sirva de estímulo para novas ações contra o Aedes Aegypti, pois é esta uma questão de saúde muito séria”, afirmou.

 

Nos veículos urbanos, o adesivo deverá ser afixado no painel frontal superior interno e, nos rodoviários, na divisória fixa instalada atrás da poltrona do motorista. Já nos casos do transporte complementar, será utilizado uma das partes envidraçadas traseira. A portaria terá validade de 12 meses, podendo ser estendida por prazo indeterminado. A multa para quem não cumprir a determinação do Detro é de R$ 2.657,97.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Feminicídio - Editorial JS