Diretor do Hemolagos fala sobre denúncia da venda de sangue

'A nossa parte nós fazemos, nós entregamos (as bolsas) mediante contrato de reembolso de custos, e apenas isso. Se alguém está fazendo errado, é preciso apurar', afirmou o diretor.

Por Redação JS em 25/08/2016 16h09

Após uma denúncia do Ministério Público de que funcionários de um hospital de Cabo Frio estariam cobrando pelas bolsas de sangue, houve uma baixa nas doações. O Hemolagos, hemocentro da Região dos Lagos, convocou os doadores cadastrados para ajudar, já que apenas uma doação havia sido feita durante toda a semana.


Segundo o diretor da unidade, Marcelo Paiva, 80% do estoque da unidade é para atender hospitais públicos e 20% para as unidades particulares. Ele explicou que cada bolsa custa R$330,00, mas que em nenhum momento o paciente tem que pagar pelo sangue.


“Essa repercussão acabou reproduzindo uma perda na credibilidade da doação, então nós temos de desmontar essa perda. A nossa parte nós fazemos, nós entregamos (as bolsas) mediante contrato de reembolso de custos, e apenas isso. Se alguém está fazendo errado, é preciso apurar”, afirmou o diretor.


"80% do nosso movimento é do SUS. Quando tem um paciente que é de um convênio e a clínica nos solicita o sangue, nós entregamos esse sangue para a bolsa já pronto para ser transfundido e a clínica vai receber pelo custo da produção dessa bolsa do convênio. E nós temos com a clínica uma contratualização que quando ela receber esse custo do convênio ela nos repassa”, explicou Marcelo.


Na última sexta-feira (19), dois funcionários do hospital Clinerp foram encaminhados para a 126ª DP para prestarem depoimento, por suspeita de cobrarem pelo sangue, o que seria ilegal. Eles foram liberados em seguida. A Polícia Civil investiga o caso e o Ministério Público abriu um inquérito para apurar se o houve crime pela venda de sangue ou se o valor cobrado foi referente a serviços transfusionais, para cobrir despesas com materiais hospitalares e medicamentos, o que é permitido nas unidades de saúde.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada