Domingo terá caminhada no Peró

Caminhada ecológica é para apoiar a candidatura da Praia do Peró à Bandeira Azul

Por em 28/07/2016 09h13
No domingo, dia 31, jovens estudantes da Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró, em Cabo Frio, serão os guias mirins da caminhada ecológica “Peró Mais”. Eles vão guiar dezenas de pessoas pelas trilhas na restinga e nas praias das Conchas e do Peró.

A caminhada ecológica é para apoiar a candidatura da Praia do Peró à Bandeira Azul, um certificado internacional de qualidade de praias. A candidatura já foi formalizada e aprovada e foi dado um prazo de dois anos para que a administração municipal, com apoio da sociedade, cumpram as exigências do projeto para que a Bandeira Azul seja hasteada na Praia do Peró.

Em aulas de campo, os estudantes da Evaldo Salles aprenderam a conduzir os visitantes pelas trilhas ecológicas do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), localizadas na região costeira do Peró. Receberam também noções sobre planejamento e execução de guiamento por trilhas.

“Além de guiar os caminhantes, os jovens vão produzir uma pesquisa sobre história, cultura e riquezas naturais, destacando principais atrativos de fauna e da flora, bens materiais e imateriais que enriquecem o potencial turístico da região”, disse o ambientalista Paulo Bayer, que orientou os estudantes na caminhada de reconhecimento, mapeamento e sinalização das trilhas.

Os caminhantes vão sair a partir das 8h, da Praça do Moinho e seguirão em grupos pelas trilhas. O chefe do PECS, André Cavalcanti, prometeu participar da caminhada com os guardas-parques do Inea. As inscrições para a caminhada já foram encerradas.
 
“A intenção é envolver a população local em atividades relacionadas à proteção dos bens naturais, tornando- os multiplicadores da consciência ecológica. É preciso conhecer para preservar. É isso que faremos no domingo. Quem ama cuida”, concluiu Bayer.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada