Educação de Araruama recebe 140 lousas digitais interativas

Os equipamentos foram adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) via Ministério da Educação e Cultura

Por Ascom Araruama em 08/12/2015 06h34

O prefeito Miguel Jeovani, acompanhado da Deputada Estadual e Primeira Dama, Marcia Jeovani, e diretores das escolas municipais de Araruama, participaram na última sexta-feira, dia 4, de uma apresentação sobre o uso das lousas digitais nas escolas. O evento foi realizado na E.M. Margarida Trindade de Deus, no bairro Fazendinha.


O professor Hudson Pinto, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTM) da Secretaria Municipal de Educação, demonstrou a utilização deste recurso que veio para modernizar a sala de aula e colocar a mídia digital com sua tecnologia avançada, mais próxima dos estudantes da rede pública.


"A lousa digital é uma grande aliada dos profissionais da educação. Usando os dedos ou uma caneta especial, o professor pode arrastar figuras, copiar, colar, acessar a internet, criar exercícios, abrir arquivos, vídeos e apresentações, interagir com a turma e disponibilizar a aula para a consulta dos alunos", contou.


Segundo a Secretária Municipal de Educação, Miryam Inêz, foram adquiridas 140 lousas digitais interativas. 


"A entrega vem acontecendo de forma gradativa nas unidades de ensino. Os professores e gestores da rede municipal de ensino estão passando por treinamento no Núcleo de Tecnologia Educacional para a utilização do equipamento com os alunos", disse.


De acordo com o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, a utilização das lousas digitais nas escolas é um grande avanço na educação pública.


“Integrar as tecnologias no cotidiano escolar contribui com o desenvolvimento do aprendizado. Nosso objetivo é disponibilizar para professores e alunos os recursos digitais para favorecer a qualidade do ensino”, disse.


Os equipamentos foram adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) via Ministério da Educação e Cultura, com base no Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). A lousa digital contém teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD, um projetor multimídia, além de um sistema operacional com código-fonte aberto.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano