Educação de Macaé recebe 5 mil novos alunos

Efetivação da matrícula deve ser feita até dia 18 nas escolas

Por Redação JS em 12/01/2017 04h56
A volta às aulas na rede municipal de ensino será no dia 6 de fevereiro. Para este ano letivo, a Secretaria de Educação recebeu novos 5.478 cadastros na primeira e segunda fase da pré-matrícula. O resultado foi divulgado hoje (11) no portal da prefeitura: http://sistemas.macae.rj.gov.br:84/prematricula/. Os pais e responsáveis devem efetivar a matrícula a partir desta quinta-feira (12). O procedimento deve ser feito até o dia 18 de janeiro nas escolas municipais.
Em Macaé, além do atendimento da faixa etária obrigatória - acima dos quatro anos -, o município também atende integralmente alunos na faixa de três anos. Já na faixa de dois anos de idade, cerca de 85% da demanda está sendo atendida. Os alunos, nesta faixa, não tiverem com nomes incluídos no resultado oficial estão automaticamente em um cadastro reserva e os responsáveis não precisam comparecer à Secretaria de Educação para nova solicitação de vagas.

DOCUMENTOS - Para efetivação da matrícula, os pais e responsáveis ou estudantes maiores de idade deverão comparecer às escolas municipais com os seguintes documentos: original e cópia da certidão de nascimento; certidão de casamento ou documento oficial, que a substitua; original e cópia da carteira de identidade para estudantes maiores de idade; foto 3x4; original e cópia da carteira de vacinação atualizada para Educação Infantil.

Também devem ser fornecidos a declaração de escolaridade-protocolo em curso ou histórico escolar; comprovante de residência (recibo de conta de água, luz ou outra correspondência); original do laudo clínico, em caso do candidato necessitar de atendimento educacional especializado, além do cartão do Bolsa Família (todos com original e cópia). Todos os originais dos documentos serão devolvidos no ato da matrícula, com exceção da declaração de escolaridade, protocolo em curso ou histórico escolar

Durante o processo da pré-matrícula, o responsável teve que apresentar três opções diferentes de unidades escolares, que fazem parte da rede municipal. No cadastro, a rede municipal prioriza a preferência ao candidato que necessitar de atendimento educacional especializado, além do acesso à escola próxima da residência. Caso a família venha optar pela matrícula do aluno em outra unidade escolar que não seja próxima da moradia, o procedimento somente será efetivado após o atendimento a alunos residentes próximos.

O processo de matrícula, que será entre os dias 12 a 18, segue a previsão de vagas calculadas pelo sistema informatizado para o este ano letivo. Todavia, a Secretaria de Educação poderá alocar o candidato em outra unidade municipal, caso não existam vagas nas opções apresentadas pelos pais ou responsáveis.

Os pais que tiveram dúvidas quanto à pré-matrícula podem ligar para o setor da Ouvidoria da Secretaria de Educação, que atende pelo número 2762-2373.

Foto: Ana Chaffin/Arquivo Secom

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada