Em prol da qualidade da alimentação escolar, de Educação de Cabo Frio realiza diversas ações

Nutricionistas realizam visitas técnicas em unidades escolares

Por em 22/09/2017 13h41
A alimentação de qualidade é um dos fatores determinantes para o bom desenvolvimento do aluno. Em função disto, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem uma atenção especial com a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino. Uma equipe de nutricionistas responsáveis por supervisão e orientação de todos os procedimentos que envolvem o armazenamento, confecção e distribuição da alimentação escolar realiza visitas técnicas a todas as unidades escolares. A finalidade é garantir o controle higiênico e sanitário das refeições servidas. 

Os cardápios escolares são objetos concretos de educação nutricional e foram reelaborados no ano de 2017, seguindo os parâmetros nutricionais exigidos pela Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013, que estabelece a alimentação escolar como direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado. Os alunos com doenças comprovadas por laudos médicos são atendidos de forma individualizada, com cardápios específicos que atendam às suas especificidades nutricionais.



Além disso, diversas ações que aproximam os alunos dos alimentos saudáveis são realizadas. Oficinas de culinária, por exemplo, despertam o interesse deles pelo alimento natural. A importância das frutas, legumes e verduras, em detrimento de alimentos ultraprocessados, é ressaltada em aulas temáticas. 

A gerência de Nutrição Escolar da Seme visa a garantia da segurança alimentar e nutricional por meio de ações como a realização do lançamento do 'Movimento Comer Pra Quê?', uma parceria firmada com a UFRJ/campus Macaé, com o intuito de construir espaços de diálogos e conexões sobre as práticas alimentares do dia a dia, principalmente entre os jovens e adolescentes.

As cantinas escolares também passaram por regulamentação, bem como os alimentos consumidos no ambiente escolar, através da Resolução/SEME nº10, de 29 de agosto de 2017. A secretaria também está desenvolvendo ações de educação nutricional em creches e escolas de educação infantil, com atividades lúdicas em prol da alimentação saudável.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa