Empresa que administra UPA de São Pedro alerta para fechamento

Falta de recursos e atraso de pagamento causa risco à unidade. Em um mês, gerência passa para outra empresa

Por Redação JS* em 06/05/2016 07h42

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra a Unidade de Pronto Atendimento de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, informou nesta quinta-feira (5) que a unidade sofre com o "iminente risco de paralisação dos serviços". O motivo, segundo a Organização Social (OS), é a falta de recursos que deveria ser enviados pelo Governo do Estado.


A OS também informou que fornecedores e prestadores de serviços estão atendendo parcialmente e não estão sendo pagos, alguns há três meses. Segundo o INDSH, os prestadores de serviços podem parar de atender ainda nesta semana caso não sejam pagos.


O instituto disse ainda que informou, nesta quarta-feira (4) sobre toda a situação e os riscos de fechamento da unidade ao secretário de Saúde do Estado, à Controladoria dos Contratos de Organizações Sociais e à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Araruama.


Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que foi realizado, em 2016, o repasse de R$3,9 milhões a Organização Social Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano.


"Quanto aos valores em atraso, a SES está atuando, junto à SeFaz, no sentido de buscar a regularização dos pagamentos. Cabe esclarecer ainda que a SES está realizando um novo processo de contratação de uma nova Organização Social para a gestão da unidade de saúde", informou a secretaria.


Fim da gerência

Em abri, a Organização Social anunciou a devolução da gestão para o Governo do Estado quando o contrato expirasse, no dia 31 de maio. A UPA de São Pedro vai passar a atender exclusivamente pacientes da pediatria a partir de junho, quando uma nova Organização Social será contratada para administrar a unidade.

 







*Matéria G1.com

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano