Empresa que administra UPA de São Pedro vai devolver gerência ao Estado

Organização Social informou que vai finalizar contrato no dia 31 de maio. Estado disse que Prefeitura de São Pedro pode assumir unidade.

Por Redação JS* em 14/04/2016 08h26

A Organização Social que faz a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, informou nesta quarta-feira (13) que pretende devolver a gestão para o Governo do Estado quando o contrato expirar, no dia 31 de maio. O Governo do Estado já informou que tenta negociar para que a Prefeitura de São Pedro assuma a UPA.


De acordo com informações da Organização Social, o motivo da decisão é a falta de pagamento do Governo do Estado e a redução dos valores que eram repassados. O instituto informou que, por conta disso, está atrasando o pagamento a fornecedores e funcionários e que inclusive teve que reduzir serviços, como fechar o setor de pediatria e demitir funcionários.


A organização afirmou ainda que chegou a apresentar contrapropostas à Secretaria Estadual de Saúde, mas que as sugestões não foram aceitas e que a situação foi comunicada ao Ministério Público.


Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que está discutindo com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia pra que o município assuma a UPA. Caso isso não ocorra, o estado vai contratar uma outra Organização Social pra gerir a unidade. A secretaria não respondeu sobre o repasse de verbas para a gestão atual da UPA.





*Matéria G1.com

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa