Enem 2016 abre inscrições em maio; provas acontecem em novembro

As inscrições começam às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 de 20 de maio, apenas pelo site do Inep.

Por Redação JS* em 14/04/2016 17h06

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro, após as eleições municipais. A informação foi divulgada pelo titular da pasta, Aloizio Mercadante, durante uma entrevista coletiva sobre as novas regras do exame, que é a maior porta de entrada para o ensino superior do país.


As inscrições começam às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 de 20 de maio, apenas pelo site do Inep. O inscrito pode pegar a taxa de R$ 68 (cinco a mais do que em 2015) até as 21h59 do dia 25 de maio.


- A crise política não pode atrapalhar a educação. Isso aqui é a grande oportunidade, quando o filho do pedreiro vira doutor, a filha da empregada doméstica vira médica - disse o ministro.


No dia 5, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, as provas de linguagem, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. O padrão de horários e disciplinas das provas se mantém inalterado, com os portões sendo abertos às 12h e as provas começando às 13h. No primeiro dia, os candidatos terão até 17h30 para fazer o exame. No segundo, também mantendo as regras anteriores, os inscritos terão até 18h30.


O MEC manteve a proibição de isenção para o estudante que conseguiu a isenção em 2015, mas não compareceu para fazer a prova. A medida, assim como o aumento, é para reduzir custos do exame.


As principais novidades são cadastramento biométrico em algum momento da prova para evitar fraudes, com análise das digitais do inscrito e um aplicativo para celular com todas as informações da prova, individualizadas para cada inscrito. O ministério também organizou a Hora do Enem, uma plataforma de estudos gratuitos lançada em abril. Através dela, o MEC irá oferecer simulados on-line da prova ao longo de 2016. O primeiro simulado do Enem está marcado para o dia 30 de abril, mas as inscrições vão até amanhã.


- Peço a toda imprensa que divulgue isso com destaque. Os alunos tem que ser avisados com urgência - pediu Mercadante.


Casos especiais


Os sabatistas, estudantes que guardam o dia de sábado por motivos religiosos, farão as provas às 19h no horário local - Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília. Segundo Mercadante, o ministério ainda estuda se atenderá o pedido de alguns sabatistas para mudar a prova para outro dia.


Portadores de autismo, dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e outras situações, terão que apresentar um parecer assinado por um médico para comprovar sua necessidade especial. Condições que são identificáveis clinicamente, como a cegueira, não requerem o laudo. Quem já apresentou o documento em anos anteriores não precisa fazer novamente.


Participantes que desejarem tratamento pelo nome social devem enviar documentos de identificação entre os dias 1º e 8 de junho. Os cartões de confirmação serão novamente disponibilizados pela internet e não serão enviados pelos Correios. Segundo o ministro, a experiência do ano anterior deu certo e está "consolidada".




*Matéria O Globo

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!