Escola Municipal de Iguaba Grande promove palestra sobre combate a Violência Sexual

0
288

A Escola Nerea Esther Batista Alcoforado Natividade realizou nessa manhã de quinta, 17, uma palestra para os alunos do oitavo e nono ano, sobre “Abuso Sexual”. O encontro aconteceu através de uma parceria com a Secretaria de Saúde que disponibilizou uma equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) para conversar com os alunos.

Amanhã, dia 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A equipe do NASF tem visitado as escolas para dar continuidade a este trabalho de alerta e esclarecimento. A Diretora da Unidade Escolar, Jussara Vidal, disse que é muito importante falar sobre o assunto dentro das escolas. “Falamos não só sobre o abuso sexual como também a pedofila. Esse trabalho de conscientização foi fundamental, pois esclareceu dúvidas dos alunos e eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas e obter respostas de profissionais que entendem do assunto”, destacou a Diretora.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Esse crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O abuso sexual é a situação em que uma criança ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto ou mesmo de um adolescente mais velho, baseado em uma relação de poder que pode incluir carícias, manipulação de genitália, mama ou ânus, exploração sexual, voyeurismo, pornografia e exibicionismo, até o ato sexual com ou sem penetração, com ou sem violência física.

Seminário hoje, 18, na Câmara Municipal de Iguaba

A Secretaria de Trabalho e Ação Social realiza hoje, a partir das 13h, um Seminário com o tema “Os desafios do Sistema de Garantias de Direitos no enfrentamento á Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”. O encontro terá a participação especial do Doutor e Mestre em Serviço Social, Rodrigo Lima e será aberto a participação do público.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here