Estudantes da rede pública de Cabo Frio vão participar do projeto “Caminhos da História”

Nesta quarta-feira (09) acontece mais uma edição do projeto Caminhos da História. E, desta vez, quem vai participar são os alunos do Colégio Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, do Jardim Esperança, em Cabo Frio. Cerca de 40 estudantes vão percorrer vários pontos turísticos da cidade, na companhia do historiador Paulo Cotias, diretor do curso de História da Universidade Estácio de Sá.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Cabo Frio e a universidade, e consiste numa caminhada por todo o complexo histórico central da cidade. Os detalhes históricos que compõem a cultura, a memória e o surgimento da cidade são contados através dos monumentos, pontos históricos e ruas do município. A concentração acontece em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Centro, a partir das 9h. Depois o grupo segue a pé pelo Morro da Guia, Fonte do Itajurú, Rua Érico Coelho, Praça D. Pedro II, Praça Porto Rocha, Igreja Matriz, Charitas, Tamoio Esporte Clube e Corpo de Bombeiros, finalizando o trajeto na praia, subindo a Rua 13 de Novembro.

O “Caminhos da História” é um projeto aberto ao público, mas que de tempos em tempos conta com a participação de determinados segmentos e grupos de pessoas. No mês de abril outros estudantes da rede pública também participaram do evento, assim como os idosos assistidos pela coordenadoria de pessoa idosa. De acordo com o prefeito Marquinho Mendes, a parceria entre o governo municipal e a universidade tem conseguido recuperar o interesse das pessoas pela cidade.

“Existem muitas pessoas que moram em Cabo Frio, vivem e trabalham aqui, mas que desconhecem nossa história. Por isso essa parceria da Prefeitura com a Estácio tem sido tão importante. E o melhor é que não tem nenhum tipo de custo pra ninguém: é um projeto totalmente gratuito que trabalha o resgate da nossa história e a valorização da nossa cultura”, comentou o prefeito. Para participar, as escolas interessadas devem se inscrever no Charitas ou através do site www.resenhaculturalcf.blogspot.com.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here