Ex-prefeito Carlindo Filho tem contas rejeitadas e está inelegível

Carlindo Filho integra o arco de alianças em apoio a Elizângela Lobo, pré-candidata à Prefeitura

Por Redação JS* em 16/06/2016 11h40

O clima político na Região dos Lagos começa a esquentar com a proximidade das eleições. E para aumentar a temperatura deste caldeirão, um dos ex-prefeitos de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho (PMDB), está inelegível por integrar a lista do Tribunal de Contas da União (TCU), que foi divulgada essa semana com cerca de 6.700 nomes, por rejeição nas contas devido à má gestão de recursos federais. 


Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ex-gestores têm as contas reprovadas quando é constatada omissão no dever de prestar contas, gestão ilegal, ilegítima ou antieconômica, infração à norma legal de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial, dano ao erário, desfalque ou desvio de dinheiro público. 

 

O processo que torna Carlindo Filho inelegível é o de número 006.801/2014-5, referente à Tomada de Contas Especial. Mas Carlindo não está sozinho nesta condenação. O nome do atual prefeito do município, Cláudio Chumbinho, também está assinalado no processo como um dos responsáveis. O montante de recursos analisado pelo TCU foi de R$ 226.287,94, que teve como motivação para a instauração do processo a “omissão no dever de prestar contas”. O processo do ex-prefeito transitou em julgado, ou seja, sem possibilidade de novos recursos, no dia 26 de fevereiro de 2016.

 

Carlindo Filho integra o arco de alianças em apoio a Elizângela Lobo (PP), pré-candidata à Prefeitura de São Pedro da Aldeia. No fim de março, a Elizângela, que é casada com Paulo Lobo, também ex-prefeito de São Pedro, confirmou nos meios de comunicação aliança com o vice-prefeito Iédio Rosa e Carlindo Filho.







*Matéria Alessandro Teixeira

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano