Exposição de aeronaves da Marinha estará sábado em Araruama

Por em 28/04/2016 15h31
Como partes das comemorações do Centenário da Aviação da Marinha, estão sendo realizadas Exposições Estáticas de Aeronaves em cinco localidades da Região dos Lagos. Neste sábado, dia 30 de abril, a aeronave Super Lynx (AH-11A) vai pousar em Araruama, na Praça Menino João Hélio. 

O evento irá apresentar ao público aeronaves que pertencem aos Esquadrões da Marinha do Brasil. Estarão acessíveis à visitação, de 09h as 16h parte da frota de Super Lynx, Super Cougar, Esquilo e Bell Jet Ranger. 

Ao final das apresentações nas cidades, no dia 21 de maio será realizada a festividade ‘Portões Abertos’ da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Neste dia, a população terá acesso livre à Organização Militar, quando terá a oportunidade de assistir demonstrações aéreas, exposição de viaturas anfíbias, demonstração de cães dos Fuzileiros Navais, atendimento médico e odontológico, dentre outras atrações. 

Em caso de mau tempo, o evento será cancelado.



LOCAIS DE EXPOSIÇÃO 
 
Dia 30/04:


ARARUAMA 
Esquadrão Responsável: HA-1 
Aeronave: Super Lynx (AH-11A) 
Local: Praça Menino João Hélio – Centro 
O Esquadrão HA-1 foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das Fragatas classe Niterói, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios. Ao Esquadrão são atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, resgate e salvamento em alto-mar e transporte de feridos. As aeronaves AH-11ASuper Lynx podem ser armadas com torpedos, bombas de profundidade e mísseis ar-superfície. 

 Dia 07/05:


IGUABA GRANDE 
Esquadrão Responsável: HU-1 
Aeronave: Esquilo (UH-12/13) 
Local: Praia da Lagoa “Popeye” 
O Esquadrão HU-1, primeira Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil, foi criado em 1961 e, desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais.  Possui helicópteros Esquilo Monomotor (UH-12) e Esquilo Bi-Turbina (UH-13) - para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de paraquedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; busca e salvamento; apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: "O FAZ TUDO”. 

 Dia 14/05:


SÃO PEDRO DA ALDEIA 
Esquadrão Responsável: HU-2 
Aeronave: Super Cougar - (UH-15) 
Local: Praça Hermógenes Freire da Costa – Praia do Centro 
O Esquadrão HU-2 foi criado em 1986 e dispõe das Aeronaves UH-14 Super Puma e UH-15 Super Cougar, estando capacitado para as mais diversas missões, em especial o Transporte de Tropa, Esclarecimento Aéreo, Lançamento de Paraquedistas e de Mergulhadores de Combate e Operações de Busca e Salvamento. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas