Gerente Web da NPI Brasil fala sobre o crescimento do mercado tecnológico no país

Pietro Vinicius falou sobre a importância da qualificação tecnológica nos tempos de crise em que vivemos.

Por Redação JS em 11/05/2016 18h40

O Portal JS conversou com Pietro Vinicius, Gerente Web da empresa NPI Brasil Corporative Solutions, de São Pedro da Aldeia, para falar sobre a importância da qualificação tecnológica nos tempos de crise em que vivemos. Veja a entrevista na íntegra: 


JS: Pietro, fale um pouco sobre a importância do mercado tecnológico neste momento de crise que o país vem passando.


Pietro/NPI: O que nós observamos na televisão, nos jornais, a todo momento é a crise falta de emprego, empresas demitindo, realmente algo muito triste para o nosso país, porém onde existe crise, existe também oportunidade e oportunidade de fazer diferente. O mercado de tecnologia é o mercado que mais te possibilita isso, pois em tudo temos tecnologia, esta tem como objetivo criar soluções para a vida das pessoas. Antigamente você precisava fazer coisas pessoalmente, como por exemplo pegar um documento importante, hoje você faz tudo via site, hoje você possui um computador de mão que são os smartphones, onde você tem inúmeros aplicativos que você pode pedir comida, pedir um táxi entre outras inúmeras funcionalidades que ficaríamos aqui uma semana falando. Nas empresas o TI é fundamental, o setor de TI simplesmente não pode parar, pois o mundo que conhecemos hoje gira em torno de dados, sistemas e soluções de controle, gestão, performance, mobilidade, cobrança, transações correntes etc. Agora todos nós utilizamos essas tecnologias, mas quem é que está por trás dessas tecnologias? Existe muita gente trabalhando e produzindo tecnologia para a vida das pessoas.

 

JS: Agora como a pessoa pode trabalhar? Em qual área? É muito difícil achar empregos?

 

Pietro/NPI: Nós temos hoje uma carência de mais de 50.000 profissionais de TI, as opções são muito interessantes, primeiramente você pode trabalhar em pequenas, médias e grandes empresas, pode montar o seu próprio negócio, pode fazer concursos, nós temos alunos que estão trabalhando em excelentes empresas, outros em tem o seu próprio negócio e casos de alunos que estão hoje na Marinha, Aeronáutica, são militares e trabalham com TI, Você pode trabalhar com suporte de computadores, servidores, trabalhar com desenvolvimento de softwares comerciais, aplicativos mobile, trabalhar com Design Gráfico, Banco de dados, com Internet, Facebook, Youtube, Excel, ou seja, muitas são as opções.


JS: E se a pessoa trabalhar em outra área, como pode se adequar?


Pietro/NPI: Eu sou de outra área, não trabalho com Tecnologia eu sou um administrador, um Engenheiro, qualquer coisa, perfeito! Você vai utilizar a informática para melhorar o seu trabalho, você que é administrador você precisará do Project para gerenciar projetos, processos na sua empresa, do Excel, você pode trabalhar numa gigante do petróleo, mas você irá trabalhar com tecnologia, gerenciando a parte de TI dessa empresa, servidores, e-mails, máquinas, sites, Design.


JS: E o salário?


Pietro/NPI: Olha os salários são variados, por exemplo um trainee de administração de redes, uma pessoa que está começando, pode estar ganhando em torno de 1800 reais, um supervisor de administração de redes chega a 6000, temos salário que chegam a 12.000 como gerente de sistemas, por exemplo, chegamos a ter salários de 20.000 para diretores de Processamento de dados, são dados do site exame.abril.com.br, muitas são as oportunidades e áreas.

 

JS: E como começar nessa área tecnológica, como se inserir nesse mercado?


Pietro/NPI: Primeiro passo é identificar em qual área dessas que citei você se identifica, a partir disso, fazer um treinamento de qualidade de excelência será determinante nisso. Importante fazer Cursos Livres nas áreas, Curso técnico, Cursos Oficiais Microsoft e quando estiver estabilizado, fazer a Faculdade. Esse é um passo a passo muito importante. Nós da NPI temos experiência de estar há 22 anos na Região dos lagos trabalhando com tecnologia e vivendo isso intensamente, onde muitas pessoas já foram formadas por nós e são profissionais de sucesso tanto trabalhando com TI quanto trabalhando em outras áreas, mas aplicando tudo. Muitas empresas nos buscam para treinar seus funcionários em tecnologia, então imagina só se você já estiver preparado? Não espere que a oportunidade chegue para depois você se preparar, faça agora pois o mercado de TI, está aberto e é uma grande possibilidade para você estar bem colocado neste mercado e conseguir sair da crise.


JS: E como a NPI pode ajudar?


Pietro/NPI: Nossa empresa tem muitos treinamentos que eu tenho certeza que serão úteis para vocês, somos uma a empresa parceira da Microsoft da Região dos Lagos, temos treinamentos exclusivos, então nos ligue, vá a nossa empresa, para que possamos entender as suas necessidades e indicar os melhores treinamentos.

 

 

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano