Governador inaugura ruas em Rio Bonito

As intervenções, que somam uma extensão de 6,5 quilômetros, foram realizadas pela prefeitura, com recursos do programa Somando Forças, da Secretaria de Estado de Obras.

Por em 01/10/2015 12h35

O governador Luiz Fernando Pezão entregou, nesta quarta-feira (30/9), as obras de drenagem, pavimentação e construção de calçadas e meios-fios de 17 ruas do bairro Green Valley, em Rio Bonito, na Região Metropolitana. As intervenções, que somam uma extensão de 6,5 quilômetros, foram realizadas pela prefeitura, com recursos do programa Somando Forças, da Secretaria de Estado de Obras.

– O Somando Forças é um sucesso. No total, são mais de 240 convênios que assinamos em 2014 em quase todo estado e que estão em andamento, como este em Rio Bonito. O programa beneficia as cidades com obras de infraestrutura, compra de equipamentos, construção de moradias, enfim, uma série de projetos essenciais para os municípios – disse Pezão.

O convênio, no valor de R$ 21,8 milhões, assinado em 2014, contempla ainda vias de outras localidades, como Jacuba, Cajueiros e Basílio, cujas obras estão em andamento e totalizam uma extensão de 22 quilômetros. De acordo com as diretrizes do programa, o Estado repassa 95% do valor total do convênio, com os 5% restantes cabendo ao município.

A pavimentação das ruas do Green Valley contribuiu para melhorar a mobilidade dos moradores, além de impulsionar o comércio do bairro, onde as ruas eram esburacadas e com muita poeira ou lama, quando chovia.

As obras estão sendo executadas por etapas, com previsão de conclusão de todos os bairros no fim do primeiro semestre de 2016.

Moradores comemoram

Leonardo Machado da Silva, vice-diretor da Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho, no bairro Green Valley, em Rio Bonito, aprovou as melhorias.

– Na época das chuvas sentia a diminuição do número de alunos na sala de aula. Muitos reclamavam que não conseguiam chegar à escola por causa da lama. Com a obra, isso vai melhorar – disse Leonardo.

Moradora e dona de uma lanchonete no bairro, Tereza Maria Freitas Lígia acredita que as intervenções ajudarão a valorizar os imóveis e negócios da região.

– Moro em Green Valley há quatro anos e sempre convivi com lama no bairro. Agora, com o asfalto, a quantidade de clientes na minha lanchonete pode aumentar. A melhoria vai valorizar a localidade – afirmou a comerciante.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas