Governador Sérgio Cabral inaugura academia da Melhor Idade e lança programa Renda Melhor em Búzios

A cidade de Búzios foi contemplada com uma academia de ginástica do programa Terceira Idade Saudável nesta quinta-feira, dia 26 de setembro.

Por em 05/08/2015 11h45
A cidade de Búzios foi contemplada com uma academia de ginástica do programa Terceira Idade Saudável nesta quinta-feira, dia 26 de setembro. Resultado de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a iniciativa foi inaugurada com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Vice Luiz Fernando Pezão, do Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Paulo Melo, e do Prefeito André Granado, dentre outras autoridades estaduais e municipais de toda a Região dos Lagos. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e Búzios é a segunda cidade do interior a ganhar o equipamento público desenvolvido exclusivamente para atender à população idosa. 

Foram realizadas, ainda, nesta quinta-feira, as solenidades de entrega dos cartões Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), e da entrega, na Praça Santos Dumont, de dez bicicletas elétricas para a guarda municipal e um aquataxi para pesquisas e transporte no balneário, inaugurando, assim, o lançamento da Mobilidade Elétrica, que integra o projeto “Cidade Inteligente” no município. 

No mesmo dia, também no INEFI, das 12h às 16h, foi promovida mais uma edição do “Búzios, Ação e Cidadania”, evento que oferece, periodicamente, à população de Búzios, serviços gratuitos como tenda da saúde, espaço para lazer e emissão de documentos, tais como carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito. 

Em Búzios, desde julho, 519 famílias já vêm sendo beneficiadas com o Renda Melhor e, a partir do ano que vem, 79 jovens passarão a receber o benefício do Renda Melhor Jovem. Elaborado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Renda Melhor é parte integrante do Plano de Erradicação da Pobreza Extrema no Rio de Janeiro e tem como objetivo assistir, com benefício financeiro, as famílias que são integrantes do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Já o Renda Melhor Jovem é uma poupança-escola anual, destinada aos jovens integrantes de famílias beneficiadas pelo Renda Melhor e o Cartão Família Carioca, que tenham se matriculado na Rede Regular de Ensino Médio Estadual com menos de 18 anos. Os valores são depositados em conta poupança no Banco do Brasil e o jovem pode sacar até 30% do benefício anualmente. O saldo total, corrigido ao longo dos anos, só pode ser sacado após a conclusão do Ensino Médio. 

O lançamento do programa, em Búzios, contou com a apresentação do coro municipal Paulo Freire, seguida pela entrega de cartões às famílias beneficiadas pelo programa. Além do Rio de Janeiro, só mais três estados possuem projetos de complementação de renda em todo o país: 

“Este projeto muda a vida das pessoas e foi criado com o único objetivo de tirar o Rio de Janeiro da situação de miséria, resultado que vem alcançando com muito orgulho. No Brasil, nosso estado já é considerado o melhor programa de complementação de renda do país”, afirmou o Vice-governador Pezão. 

Investimentos em todo o município – Em seu discurso de agradecimento, o Prefeito André Granado aproveitou para anunciar novas parcerias para a cidade de Búzios. Uma delas será o investimento em localidades como Alto da Boa Vista e na Rasa: 

“Eu gostaria de mostrar a alegria que eu estou sentindo aqui hoje. Sempre acreditei nesta parceria com o Governo do Estado e no que ainda está por vir. Teremos novidades pela frente, como o recurso de R$ 10 milhões que serão usados para revitalizar todo o Alto da Boa Vista. Um bairro abandonado que agora terá saneamento básico, pavimentação e serviços para os moradores. Também já recebi a confirmação de que serão investidos mais recursos aqui, no INEFI, e que se estenderão pela a Rasa”, disse o Prefeito. 

Em clima de descontração com os presentes, o governador também fez questão de ressaltar que Búzios está crescendo com rapidez, nos últimos meses, e elogiou a postura do prefeito como catalisadora da parceria: 

“O Prefeito de vocês tem uma dedicação ímpar a este município. Ele chegou ao gabinete, desde o início do ano, com muita humildade, e, desde então, vem pedindo muito pela cidade de Búzios. E a gente tem muitos projetos, aqui, que serão implantados, principalmente porque ele pede com amor, para beneficiar a população”, disse o governador.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Deus está no controle