Governo do Estado afirma que meta de 80% de vacinação contra a gripe está próxima

Expectativa é atingir o objetivo traçado para os grupos prioritários no fim de semana

Por em 18/05/2016 15h51
A campanha contra a gripe deve atingir a meta do Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro de vacinar 80% das pessoas dos grupos prioritários até o fim da semana. A expectativa da Secretaria de Saúde é resultado da grande procura pela vacina a partir do início da imunização, antecipada pelo Governo do Rio, como medida preventiva para atender gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de cinco anos, além de pacientes renais crônicos.

 De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, os grupos incluem ainda as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idade a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde.

"É importante que os grupos prioritários compreendam a necessidade de se proteger. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B", disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

No Rio, cerca de 4 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. Ao todo, aproximadamente 3 mil postos de saúde, nos 92 municípios do estado, disponibilizam as doses da vacina contra a gripe.

 "É preciso lembrar que a doença, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas graves. A prevenção é fundamental. Nunca se observou casos de reações graves relacionadas a essa vacina e os benefícios são incontestáveis", afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas