Hackers invadem computadores da Prefeitura de Rio das Ostras

Prefeitura foi vítima de crime cibernético

Por Ascom Rio das Ostras em 07/12/2015 09h25

A rede de computadores da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Rio das Ostras foi invadida na tarde de quinta-feira, dia 3, por um cryptowall, que é um vírus de resgate que sequestra dados do computador. 

De acordo com o subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Vinícius Marini, a invasão foi uma tentativa de sequestrar dados de um dos servidores da Secretaria de Fazenda. “Uma parte da rede da Secretaria de Fazenda foi criptografada e assim que fomos notificados interrompemos o tráfego de informações. Vimos que havia uma solicitação de resgate para recuperação dos dados e tivemos a certeza de que se tratava de um golpe que vem sendo aplicado em outras prefeituras e empresas.”, explicou. 

O subsecretário informou ainda que, graças ao backup que é feito diariamente na rede, a Prefeitura não terá nenhum prejuízo de informação. “Desde às 12h desta sexta, dia 4, interrompemos a rede e fomos pesquisar o que estava sendo feito. Analisamos os impactos ocorridos, já iniciamos o processo de recuperação dos dados que foram criptografados e vamos aumentar a segurança para prevenir futuras invasões.”, garantiu.

Os técnicos da Subsecretaria estão preparando um relatório do ocorrido para que a Prefeitura possa fazer a denúncia à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa