HCE distribui kits para tratamento do Zika Vírus

Zika Vírus: Nas últimas 24 horas, foram distribuídos 400 kits com saquinhos para vômito, dipirona, paracetamol e soro oral

Por em 23/02/2016 16h00

Zika Vírus: Nas últimas 24 horas,  foram distribuídos 400 kits com saquinhos para vômito, dipirona, paracetamol e soro oral

 

Pacientes que chegam ao Hospital Central de Emergência (HCE), localizado em São Cristóvão, estão recebendo um kit com saquinhos para vômito, dipirona, paracetamol e soro oral, para levar para casa. Só nas últimas 24 horas foram distribuídos 400 kits. Segundo a administradora do HCE, Adriana Carvalho Rodrigues, todos os pacientes recebem os kits.      

 

“O soro funciona como um reidratante. Já a dipirona e o paracetamol devem ser utilizados em caso de dor ou febre. Nós orientamos que caso as pessoas apresentarem os sintomas da doença procurem a unidade de saúde mais próxima, até porque devido à epidemia, os casos devem ser notificados para controle da doença. Mas esses kits podem auxiliar no tratamento em casa”, disse Adriana.


Especialistas alertam que não há vacina nem tratamento específico para a doença. Os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias. A médica Silvia Gouvêa, que estava de plantão na unidade de saúde nesta segunda-feira disse que a aceitação dos pacientes foi positiva.


“A aceitação dos pacientes tem sido muito boa. Todos os pacientes atendidos no meu plantão gostaram da iniciativa. Com o kit não precisam comprar remédios e podem fazer uma reidratação em casa”, explicou a médica.


Os principais sintomas da doença provocada pelo vírus da Zika são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de Zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.


Os pacientes que apresentam os sintomas do Zika Vírus são atendidos na emergência. Dependendo da gravidade alguns pacientes precisam ficar no soro. Em todos os casos é feito o exame de sangue para comprovação da doença.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!