Horto Municipal de Cabo Frio está aberto para visitação de alunos

0
118

Reaberto em setembro do ano passado após inúmeras intervenções estruturais, o Horto Municipal de Cabo Frio vem cumprindo a missão de ser um ambiente de lazer e de resgate das ações de educação ecológica. O local, que já sediou várias exposições e feiras ao longo dos meses, agora está recebendo visitas guiadas de alunos da rede pública e privada da cidade. A Escola Municipal Renato Azevedo e a Escola Canto dos Pássaros, por exemplo, já marcaram presença no espaço.

Nas visitações os alunos têm contato com as atividades desenvolvidas no local como plantio de mudas, conhecimento sobre processo de compostagem através de minhocário, apresentação de plantas nativas e da restinga, além do contato direto com a terra. Os alunos também têm contato com o pomar, que já tem mais de 20 mudas frutíferas plantadas.

Uma das ações em destaque é a oficina de compostagem. “O processo de compostagem é a transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico. Na oficina, os alunos aprendem sobre o processo, mostrando a importância da preservação do meio ambiente em ações de reciclagem”, explicou uma das coordenadoras do Horto Municipal, Flávia Quinhõnes.

O projeto da oficina de compostagem foi iniciado em janeiro deste ano através de parceria com o técnico Diego Dias Araújo. Os resíduos orgânicos, que seriam destinados para aterros sanitários, são coletados de restaurantes e residências do município. O adubo produzido através dos resíduos é utilizado no próprio horto. Cerca de uma tonelada de materiais orgânicos já foi recolhido e transformado em produto de fertilização.

Escolas interessadas em realizar as visitas devem procurar o Horto Municipal de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Ele fica na Avenida Henrique Terra, s/n°, no bairro Portinho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here