Iguaba Grande promove a III Conferência Municipal de Cultura neste sábado

No encontro, será feita a votação dos novos Conselheiros de Políticas Culturais

Por em 09/11/2017 10h47
No próximo sábado, dia 11, acontece a III Conferência Municipal de Cultura de Iguaba Grande, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SEMEC, às 13:30h que terá como tema o Plano e o Fundo Municipal de Cultura.
 
O objetivo da Conferência é discutir e informar as novas diretrizes públicas para adequação do Sistema Nacional de Cultura, ouvindo os anseios da população em cada seguimento. O tema central será dividido em dois eixos, a Gestão e institucionalidade da cultura e Economia Criativa e o Sistema de Financiamento à Cultura.
 
Segundo o diretor de cultura João Gabriel, a cultura vai além do que muitos imaginam e por isso é de suma importância a participação da população nesta conferência. “As vezes as pessoas confundem arte com cultura. A cultura é muito mais do que arte, ela  reflete nos nossos hábitos, e nos dá identidade, por isso é importante que a população possa estar presente e conheça mais”, destacou o Diretor de Cultura.
 
Os agentes de cultura de todo o Brasil chegaram à conclusão que a cultura deve ter o seu CPF, que seria o Conselho, o Plano e o Fundo, e nessa conferência o Conselho será reformulado, o Plano que foi traçado na última conferência será consolidado e encaminhado a Câmara, e o Fundo será explicado e aplicado para que possa refletir no repasse de recursos, como é exigido na Cartilha do Plano Nacional de Cultura.
 
Nesse encontro haverá também a votação dos novos Conselheiros de Políticas Culturais do município, que serão divididos em 8 segmentos artísticos e culturais, além de um representante da sociedade civil organizada, um representante do poder executivo, um do legislativo, um da Secretaria de Educação e Cultura e um do Turismo.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Feminicídio - Editorial JS