IML de Cabo Frio parado faz pacientes viajarem 40 Km para corpo de delito

Corpos também estão sendo levados para a unidade em Araruama. Funcionários temem fechamento do IML de Cabo Frio.

Por Redação JS em 10/05/2016 07h48

Corpos de mortos e vítimas de crimes violentos em todas as cidades da Região dos Lagos estão sendo encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Araruama há pelo menos duas semanas, desde que a sede do instituto em Cabo Frio fechou para reformas. São 40 Km de distância para quem mora em Cabo Frio e precisa de atendimento em Araruama. Funcionários da unidade comentam sobre a possibilidade de fechamento.


"Essa obra está um tempinho parada. De uns dois meses pra cá que eles começaram a mexer com a obra. Já vão quase seis (meses) que eles começaram, colocaram a placa e agora estão tentando terminar. O que foi falado aí era que os estado está querendo tirar parte dele e levar para Araruama. Concentrar toda a parte lá.", contou o técnico em necropsia Gil Ferreira.


Um papel na porta da unidade em Cabo Frio informa do fechamento por tempo indeterminado do instituto e dos serviços transferidos para Araruama. Servidores do estado também foram transferidos por tempo indeterminado. Na sede em Cabo Frio restaram poucos funcionário da Prefeitura, que estão no setor administrativo, onde são emitidos laudos e declarações de óbito.


"Não estão atendendo. Tem que ir lá para Araruama. Tô até nervosa porque tenho que resolver isso rápido mas não tem como resolver. É difícil. Para quem tem condições é fácil, para quem não tem...", disse Cristiane Passos, que buscava atendimento na unidade para um exame de corpo de delito.


O custo da reforma do IML de Cabo Frio ultrapassa os R$ 370 mil, segundo o Governo do Estado. O serviço chegou a parar e foi retomado no início deste mês mas ainda não tem previsão de conclusão.


Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que até o momento não recebeu nenhuma notificação do Governo do Estado sobre fechamento da sede do Instituto Médico Legal na cidade e que, por não ter nenhuma informação oficial, não confirma a possibilidade do IML de Cabo Frio fechar.


A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que não foi confirmado o fechamento do IML mas que está sendo feito um estudo de gestão das unidades do estado diante da crise econômica.










*Matéria G1.com

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano