Irresponsabilidade no trânsito

Por Vilma Matos em 11/07/2016 14h39

Sancionada no último mês de maio, a lei que obriga o uso de faróis acessos em rodovias mesmo durante o dia passou a valer efetivamente dia 08 de junho. Esta norma foi criada no intuito de reforçar a segurança nas rodovias, de modo a contribuir com a redução da ocorrência de acidentes frontais.


Essa nova lei irá ajudar muito neste trânsito irresponsável que vimos nestas estradas, mas acho que nossas leis poderiam ser bem mais severas. Ando diariamente nessas estradas indo e vindo do trabalho e canso de ver muita arbitrariedade.


É alarmante em nosso país o número de acidentes no trânsito, e a grande maioria deles causada pela imprudência de alguém e em conseqüência desses acidentes muitas vidas são tiradas prematuramente, muitas ficam com marcas permanentes pelo resto da vida, a pressa toma conta das pessoas, deixando de lado cuidados com a própria vida, a segurança, as pessoas, o respeito, enfim, uma verdadeira corrida desenfreada em busca do tempo que não para de passar. Bebidas, ultrapassagens forçadas, velocidades e desrespeito generalizado às regras de trânsito formam uma combinação fatal. O problema é que muitos motoristas tem vícios no dirigir, por exemplo, não usam o cinto de segurança, ao fazer uma manobra eles não sinalizam com a seta, passa no sinal vermelho, corta pela direita faz ultrapassagem arriscada e falam no celular enquanto dirigem.


Dirigir automóveis não é apenas saber ligar e dar partida, pisar no acelerador e nos freios, mas é antes de tudo ter uma boa percepção, presença de espírito, atenção e muitas outras qualidades. A calma, a paciência são virtudes pouco encontradas na maioria dos motoristas, mas grande parte dos acidentes é mesmo resultado de imprudência e IRRESPONSABILIDADE.


Vamos ter mais responsabilidades no trânsito, preservando a nossa vida e a dos outros. A vida e os sonhos de muitas vítimas poderiam ser mantidos caso o cuidado e a prudência fosse um hábito comum daqueles que compões o trânsito.

 



Vilma Matos

vilmalua@yahoo.com.br

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas