José Bonifácio afirma que vai gerar emprego através do espaço que Álcalis deixou em Arraial do Cabo

Candidato a prefeito do município cabista, em entrevista, fala sobre os seus Planos de Governo

Por Redação JS em 21/09/2016 09h41
O Portal JS e a Rádio Litoral FM entrevistaram na manhã desta quarta-feira, dia 21, o candidato a Prefeitura de Arraial do Cabo José Bonifácio, do PDT. Confiram as propostas de governo de Bonifácio para o município cabista: 

Portal JS: Qual o seu primeiro ato, caso ganhe a eleição?
JB – A nossa preocupação vai ser com o verão. 90 dias, a cidade cheia, para chegar é complicado e fora o lixo. A primeira preocupação é realmente com a ordenação das questões ligadas ao trânsito, acesso a cidade e a limpeza da cidade.

Portal JS: Sobre as questões que os municípios estão passando com falta de empregos nas cidades. O que tem na sua proposta?
JB – Com relação a emprego, temos que aproveitar o que a Álcalis deixou como herança, há 10 anos ela fechou, as terras estão completamente inaproveitadas  e os prédios completamente abandonados. Então, nós pretendemos, com um grande entendimento com a Firjan, com os interventores da empresa, ocupar aqueles galpões e levar empresas para se instalarem lá. Assim iríamos criar imediatamente os empregos que a cidade precisa. Essa também é uma ação logo nos primeiros dias, para que novas empresas se instalem, ligadas ou não a área do petróleo, mas que tenham condições, porque ali tem água, luz e gás disponível e é o que as empresas precisam.

Portal JS: E o Turismo?
JB – Nós temos um grande projeto que vai transformar toda a região, que é a abertura de um novo canal navegável, ligando a Lagoa de Araruama à Praia do Pontal. São 7 km de canal, os órgãos ambientais já aprovaram, já tem os estudos falando sobre a viabilidade, que isso vai melhorar a condição das águas da Lagoa de Araruama. E aquelas terras da Álcalis, como eu disse que estão inaproveitadas, será um grande espaço para grande investimentos ligados ao Turismo de alta qualidade. Isso é um projeto a médio e longo prazo. Em curto prazo temos que preparar a cidade para receber o turista, qualificar todas as pessoas que trabalham nessa área e tratá-lo o com o objetivo de não discriminar ninguém, mas nós queremos o turismo de alta qualidade para Arraial do Cabo. 

Portal JS: E quais os seus Planos de Governo para a Educação?
JB – Ensino de Tempo Integral, essa é a receita, mas ai alguém vai dizer que é tão fácil de fazer e porque não tem sido feito?  Eu sempre digo que é porque não tem vontade política. O PDT tem essa história, tem esse marco. O que eu posso fazer pelo meu país, é fazer um pouquinho pela minha cidade. Quero dispor também de creches em tempo integral.

Portal JS: Quanto ao Meio Ambiente, qual a sua proposta?
JB – Arraial do Cabo já tem hoje a primeira Reserva Marinha do país, já é uma cidade aquinhoada com uma legislação. Nós precisamos conciliar e de certa forma já tem conciliado com o passeio de barco, a preservação da pesca artesanal e com o mergulho. O mergulho é uma atividade muito forte hoje na cidade. Somos a Capital do Mergulho, tem o slogan e ele precisa ser colocado em prática. Na realidade, Arraial tem as praias mais bonitas do Brasil. 

Portal JS: O que o seu Plano de Governo reserva para os distritos?
JB – Os distritos vão ter um tratamento especial. Eu moro em Monte Alto, os nossos distritos tem uma importância grande, não é uma área com muita população, mas é enorme em termo de território. O maior território de Arraial do Cabo está nos distritos, não está na sede do município. Estou ali no dia a dia, vamos dar um tratamento de muito carinho.

Portal JS: Quer fazer as considerações finais?
JB – Quero conclamar a população de Arraial do Cabo para no dia 02 de outubro pensar no melhor para a cidade, sem pressão, nenhum tipo de coação, com independência. Cada um na urna, na hora de sua decisão, pensa nos seus filhos, netos e escolha o melhor para Arraial. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!