Lobo-marinho aparece em praia de Maricá e faz graça para curiosos

Um lobo-marinho apareceu na orla de Itaipuaçu na manhã desta terça-feira (7) e atraiu a atenção de muitos curiosos em Maricá. De acordo com veterinários do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Uerj, o animal é um macho da espécie subantártico, tem cerca de 1,30 m de comprimento e aproximadamente 50 kg.

Segundo a Prefeitura, moradores informaram que o mamífero chegou à praia nas primeiras horas da manhã no trecho em frente à Avenida Zumbi dos Palmares.

Uma equipe do programa de Monitoramento de Praias da Petrobras isolou a área para que curiosos não se aproximassem do animal. Agentes do grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal cuidaram da segurança no local durante todo o dia.

Ainda segundo o município, muitas pessoas foram ao local para registrar o lobo-marinho na areia.

Em 2017, um outro animal da mesma espécie foi encontrado em uma área próxima, entre o Recanto de Itaipuaçu e a Itacoatiara, em Niterói.

“Há registros também desse mamífero encontrado até no Ceará, mas é algo bem raro. O que ocorre é que esses machos jovens ainda não disputam território com outros e, por isso, viajam bastante pelos oceanos. Certamente, esse parou aqui para descansar depois de muitos dias nadando e pode ficar aqui por um bom tempo. Enquanto ele estiver aqui iremos monitorá-lo”, afirmou a veterinária do MAQUA, Joana Ikeda.

(Foto: Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá)
(Foto: Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here