Marinha realiza exposições de aeronaves em cidades da Região dos Lagos

Por Mateus Moreira em 01/04/2016 10h12

A partir do próximo Sábado (02), a Marinha do Brasil realizará uma exposição com suas aeronaves em cinco localidades na Região dos Lagos. O evento faz parte das comemorações do Centenário da Aviação da Marinha.

O evento apresentará ao público aeronaves que fazem parte da frota Super Lynx, Super Cougar, Esquilo e Bell Jet Ranger, o horário da visitação e das 9h às 16h, o primeiro local da exposição será no estacionamento do Oásis Graal. Que fica na Via Lagos (RJ-124), em Rio Bonito.

A exposição também passará pelas cidades de Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia e ira durar até o dia 14 de Maio, ao final das apresentações nas cidades, no dia 21 de Maio, será realizada a festividade Portões abertos da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Neste dia, a população terá acesso livre à organização militar, com a oportunidade de assistir a demonstrações aéreas, exposição de viaturas anfíbias, demonstrações de cães dos fuzileiros, atendimento Médico e odontológico, dentre outras atrações.

 Confira abaixo a programação completa da Rota da Exposição

LOCAIS DE EXPOSIÇÃO 

Dia 02/04:

OÁSIS GRAAL 
Esquadrão Responsável: HI-1 
Aeronave: Bell Jet Ranger (IH-6B) 
Local: Estacionamento do Oásis GRAAL 

O Esquadrão HI-1 foi criado em 1962, e sua missão precípua é realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval. O HI-1 dispõe de helicópteros do tipo BELL JET RANGER III (IH-6B), na versão "emprego geral" para instrução básica de voo. 

Dia 16/04:

BÚZIOS 
Esquadrão Responsável: HU-1 
Aeronave: Esquilo (UH-12/13) 
Local: Praça D. Dita 

O Esquadrão HU-1, primeira Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil, foi criado em 1961 e, desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais.  Possui helicópteros Esquilo Monomotor (UH-12) e Esquilo Bi-Turbina (UH-13) para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de paraquedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; busca e salvamento; apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: "O FAZ TUDO"

Dia 30/04:

ARARUAMA 
Esquadrão Responsável: HA-1 
Aeronave: Super Lynx (AH-11A) 
Local: Praça Menino João Hélio – Centro 

O Esquadrão HA-1 foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das Fragatas classe Niterói, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios. Ao Esquadrão são atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, resgate e salvamento em alto-mar e transporte de feridos. As aeronaves AH-11ASuper Lynx podem ser armadas com torpedos, bombas de profundidade e mísseis ar-superfície. 

Dia 07/05:

IGUABA GRANDE 
Esquadrão Responsável: HU-1 
Aeronave: Esquilo (UH-12/13) 
Local: Praia da Lagoa “Popeye” 

O Esquadrão HU-1, primeira Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil, foi criado em 1961 e, desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais.  Possui helicópteros Esquilo Monomotor (UH-12) e Esquilo Bi-Turbina (UH-13) - para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de paraquedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; busca e salvamento; apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: "O FAZ TUDO”. 

Dia 14/05

SÃO PEDRO DA ALDEIA 
Esquadrão Responsável: HU-2 
Aeronave: Super Cougar - (UH-15) 
Local: Praça Hermógenes Freire da Costa – Praia do Centro 

O Esquadrão HU-2 foi criado em 1986 e dispõe das Aeronaves UH-14 Super Puma e UH-15 Super Cougar, estando capacitado para as mais diversas missões, em especial o Transporte de Tropa, Esclarecimento Aéreo, Lançamento de Paraquedistas e de Mergulhadores de Combate e Operações de Busca e Salvamento.

 

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!