MART terá Oficina Livre de Choro

Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro

Por Redação JS em 31/05/2016 14h13
O MART (Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio) e o Maestro Budega iniciam no dia 9 de junho uma parceria para realizar, todas as quintas-feiras, das 16 às 18h, uma Oficina Livre de Choro. 

O CHORO

O choro é um gênero musical, principalmente instrumental, nascido no Rio de Janeiro que ganhou as ruas e hoje é símbolo da cultura brasileira. Sua história começa lá pelo ano 1870, com o flaustista Joaquim Callado Jr. e um grupo de músicos conhecidos como “Choro do Callado”. Instrumentos como violão, flauta, cavaquinho dão à música um tom sentimental, até melancólico e "choroso", com um estilo peculiar de interpretar diversos outros gêneros musicais. No século XIX, muitos gêneros europeus como a polca, a valsa, o schottisches, a quadrilha, entre outros, eram tocados pelos chorões de maneira original. Desse estilo de tocar consolidou-se o “gênero” do choro. Foi a partir de 1880 que o choro popularizou-se nos salões de dança e no subúrbio carioca. Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga foram os primeiros compositores que deram características próprias firmando-o como gênero musical.

SERVIÇO

Aulas: Todas quintas-feiras, das 16 às 18h;
Taxa mensal: R$ 80,00;
O primeiro encontro será gratuito. Mais informações, entrar em contato com o MART, através do telefone (22) 2646-7340.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada