Médicos do INSS devem voltar ao trabalho no dia 25, em 'estado de greve'

A greve já dura 4 meses

Por Fonte UOL em 18/01/2016 15h27

Os médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em greve há mais de quatro meses, decidiram nesta segunda-feira (18) que vão voltar ao trabalho daqui a uma semana, no dia 25, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), que representa os trabalhadores.


De acordo com o diretor da entidade, Luiz Argôlo, apesar da volta ao trabalho, a greve não acabou. O que foi decidido, segundo ele, é um retorno ao estado de greve. No estado de greve, a categoria volta a atender, mas continua negociando suas reivindicações com o governo e pode cruzar os braços novamente. 


Hoje, a associação diz que a categoria cumpre a determinação de manter 30% dos médicos trabalhando. No dia 25, serão 100% deles. 


Atendimento essencial


Argôlo diz que os peritos vão priorizar o que eles chamam de atendimento essencial. "Vamos priorizar o trabalhador que não está contemplado com auxílio-doença da Previdência, ou seja, que está requerendo o benefício pela primeira vez", afirma. 


A perícia é exigida para conseguir o auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez e para voltar ao trabalho depois da licença.



Fonte: UOL

 

Tópicos: INSS , greve

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa