Moradores devem ligar casas à nova rede de esgoto de Geribá, em Búzios

Operação para separar redes de esgoto começou nesta segunda (18). Rede deve atender a mais de 3.200 moradores, segundo a concessionária

Por G1.com em 19/07/2016 11h55

A concessionária Prolagos iniciou nesta segunda-feira (18) a operação do serviço de esgotamento sanitário na rede separadora de esgoto na Lagoa de Geribá, em Armação dos Búzios. A rede deve atender a mais de 3.200 moradores, segundo a empresa. Para isso, a população deve se ligar à nova rede.


O objetivo da empresa é deixar de lançar os resíduos na malha de drenagem pluvial, evitando transbordamentos em fortes chuvas e lançamentos diretos na lagoa.


A empresa informou que, nos últimos anos, alguns moradores não efetuaram a ligação em trechos instalados em outras cidades. De acordo com a concessionária, a conexão à rede separadora de esgoto é de responsabilidade dos donos dos imóveis.


A concessionária informou que deixou a ligação pronta na calçada em frente de cada imóvel para que os proprietários possam se conectar à rede. Cabe à Prefeitura fiscalizar se a conexão foi realizada em cada imóvel.

De acordo com a Prolagos, somente com a ligação de todos os clientes da região à rede será possível uma recuperação rápida da Lagoa de Geribá. Do ponto de vista ambiental, a adesão dos moradores levará um efeito positivo também até a Praia de Manguinhos, segundo a empresa.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano