Município será pioneiro na utilização da Rede Simples

Sistema que facilita ainda mais a vida do empresariado local deve estar em funcionamento dentro de um mês

Por Ascom Casimiro de Abreu em 12/05/2016 17h44

O município de Casimiro de Abreu está dando mais um importante passo para o processo de desburocratização empresarial. Nesta quarta-feira, dia 4, aconteceu uma reunião entre representantes da Secretaria de Fazenda, Indústria e Comércio, Sebrae e Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). O objetivo da reunião foi fazer os últimos ajustes para a implementação completa do sistema Rede Simples, que simplifica a legalização e registro de empresas e negócios. 

Casimiro de Abreu é um dos primeiros municípios do Estado na plena utilização do sistema e pioneira na região da Baixada Litorânea. “Essa escolha se deu devido ao fato de estarmos bem adiantados no processo de desburocratização, principalmente com a implantação da Lei Geral”, declarou a secretária da pasta, Camila Mangifeste. 

A Rede Simples faz parte do Regin, que permite que o empresário faça as solicitações de abertura, alteração e baixa de uma empresa online. Esse sistema facilita a vida do empresariado evitando que ele tenha que procurar órgãos em diferentes endereços. Com a nova atualização, além de todos os serviços que já são oferecidos digitalmente, também será possível emitir o alvará online. 

“Casimiro de Abreu está em um estágio bem avançado desse processo de facilitação para os empreendedores locais. Acreditamos que dentro de um mês será possível disponibilizar o serviço”, afirmou o assessor da Jucerja, Delmir da Silva. 

REUNIÃO – Participaram ainda da reunião o subsecretário de Fazenda, Cleber Ferreira; o assessor de Desenvolvimento Econômico Matheus Macabu; o consultor do Sebrae, Rafael Maia; e o analista e gestor de projetos do Sebrae Ronald Silveira. 

No encontro foram discutidas todas as formas de desenvolver o projeto e colocá-lo em prática e como será feita a parceria entre a Prefeitura, Jucerja e Sebrae.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada