Museu Casa de Casimiro de Abreu recebe exposição de marchetaria

Obras do artista Eduardo Avanzini ficarão expostas até o fim de outubro. A entrada é aberta ao público diariamente das 9h às 17h.

Por G1.com em 11/10/2016 03h48

O Museu Casa de Casimiro de Abreu está recebendo uma exposição de marchetaria, feita pelo artista Eduardo Avanzini. As obras, feitas com pedaços de madeira, poderão ser visitadas diariamente das 9h às 17h, com entrada gratuita, na rua Bernardo Gomes, no distrito de Barra de São João, até o fim do mês de outubro.


Marchetaria é a arte da incrustação de diferentes materiais na madeira. O resultado é um trabalho conceitual e delicado, que transforma pedaços de madeira em verdadeiras obras de arte. O material utilizado sempre que possível é oriundo do que é rejeitado pelas pessoas e marcenarias, sendo criteriosamente reaproveitado no intuito de minimizar os impactos no meio ambiente e tirar proveito do efeito em que o próprio tempo produziu de belo.


 “Pode-se fazer marchetaria usando vários materiais, mas a técnica mais conhecida usa a madeira tanto como o material a ser recortado como a superfície a ser trabalhada”, disse o artista.


Natural do Rio de Janeiro, Eduardo atuou como fotógrafo e em produção de cinema e TV por vários anos. Sempre foi um apreciador das artes manuais, até que iniciou seu trabalho em marchetaria como autodidata. Após 20 anos de experiência, executando restaurações de peças antigas, produzindo os mais variados objetos e principalmente telas, conseguiu ter sua arte espalhada por vários países.


Há dois anos, Eduardo escolheu a Região dos Lagos para viver, onde busca mais inspiração para produzir seus quadros. Ele ainda aplica a marchetaria na produção de artesanatos, como brincos, cordões, pulseiras, entre outros.



Foto: Erika Enne/Divulgação Casimiro de Abreu

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa