Museu em Cabo Frio recebe exposição “O Inventor de Instrumento"

Por Mateus Moreira em 19/05/2016 11h03

O MART (museu de arte religiosa e tradicional) em Cabo Frio receberá a exposição “O inventor de Instrumentos”, do artista José Antônio da Silva, o Já Silva, nesta quinta-feira (19), a exposição ficará disponível para visitação até o dia 9 de setembro.


 A exposição faz parte dos eventos participantes da 14ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é "Museus e Paisagens Culturais", que se inicia no dia 19 de maio e vai até o dia 28 de maio.


José Antônio da Silva, o Já Silva, é um paraibano de São Miguel de Taipu, que está erradicado em Búzios há mais de 30 anos e exerce o ofício de Luthier (aquele que fabrica ou repara instrumentos de corda com caixa de ressonância) na sua oficina denominada “Maravalha”.


 Já Silva mais que fabrica ou repara instrumentos, ele inventa novas formas, cria sons, melodias e músicas. Com fala mansa, delicado e irônico, Já Silva, o inventor de instrumentos como violões, rabecas, violoncelos. Carrega herança das manifestações populares do nordeste: os repentes, o cavalo marinho, a ciranda.


Quem quiser conferir a exposição basta ir até o MART que funciona de segunda à sexta- feira, das 10h às 17h, no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos – Largo de Santo Antônio, s/nº - Centro – Cabo Frio. A entrada é gratuita. Para mais informações: (22) 2626- 7340.

Além da exposição do já silva, o MART irá receber outras intervenções culturais durante a 14ª semana nacional de museus, confira abaixo o cronograma completo

19\05 – Quinta-feira

Das 10h às 17h - Inauguração da exposição Já Silva: O Inventor de Instrumentos

Das 10h às 17h - Inauguração da exposição Mestre Sabedores da Cultura Popular: a Paisagem da Pesca


18h - Edição especial do Música no Convento com o guitarrista norte-americano Yonatan Gat


20\05 – Sexta-feira

Das 9h30 às 12h30 – Mesa redonda: A “Chancela da Paisagem Cultural” e o Patrimônio Cultural do território da pesca tradicional da Praia do Pontal, em Arraial do Cabo – RJ


Das 14h30 às 17h30 – Formação de três grupos de trabalhos. Debate aberto ao público


23\05 – Segunda-feira

Das 10h às 17h – Oficina “Paisagem Cultural”


25\05 – Quarta-feira

Das 10h às 14h – Ensaio aberto com a Orquestra da Câmara de Arraial do Cabo


28\05 – Sábado

Das 15h às 19h – Feira Agroecológica do Convento

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa