Nosso querido idoso

Por em 01/10/2015 12h39

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003.

          O Brasil e o mundo ainda tem muito que avançar na proteção e garantia dos direitos dos idosos. Por isso mesmo, celebrar o Dia do Idoso neste 1º de outubro é tão importante. Os números mostram que não é possível ignorar este fenômeno demográfico que é o envelhecimento da população mundial. De acordo com o Estatuto do Idoso, é considerada idosa a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. No Brasil, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, esta população já totaliza 23,5 milhões de pessoas

     Quando se fala em idoso e em terceira idade, vem à cabeça a imagem de nossos queridos avós, com mais idade, sempre com os cabelos brancos, cheios de carinho e sabedoria. Mas, hoje, esta imagem mudou nossos idosos que chamamos de terceira idade estão se dedicando por melhor qualidade de vida, se alimentando melhor, se divertindo, se exercitando e até namorando. Eles perceberam que envelhecer não é o fim, e que ainda podem ter seus sonhos.

      Vamos comemorar este dia, dando mais atenção e amor a eles, e pensar que eles não voltam mais a ser jovem, mas que o jovem alcançará a velhice. Cabe a nós fazermos a nossa parte, não descriminando, e não os tratando como inválidos, eles estão fazendo a parte deles, tendo uma melhor qualidade de vida, e só nos resta fazermos a nossa.

     Envelhecer é uma dádiva que Deus nos deu para transmitirmos toda sabedoria adquirida ao longo de  nossa vida.

 

 

Vilma Matos

vilmalua@yahoo.com.br

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!