Nota de Esclarecimento - Secretário Dirlei Pereira

Por em 16/10/2015 15h45
Nota de Esclarecimento


A respeito da polêmica provocada pelo cancelamento do evento Food Truck, que aconteceria nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro em Cabo Frio, venho a público para prestar os seguintes esclarecimentos.


1. Que sou favorável ao Food Truck, assim como a todo e qualquer evento de qualidade que atraia novos visitantes e que contribua para o aquecimento da nossa combalida economia.

2. Que, entretanto, após  instado por representantes de entidades empresariais, que avaliam o evento como potencial concorrente ao comércio local, recuei da minha posição pessoal e de imediato determinei o cancelamento.

3. Que entre os argumentos apresentados pelas entidades, destacam-se:

a) Sempre repudiaram a realização de eventos que sigam este formato, vide as chamadas Feiras de Itaipava e outras do gênero, porque sugam a economia, nada oferecem em troca, e dois ou três dias depois levantam acampamento sem nada deixar na cidade, a não ser montanhas de lixo e um rastro de revolta e insatisfação. E enquanto isso, são as empresas aqui estabelecidas que geram emprego, renda e oportunidades a quem vive na cidade, ainda que submetidas a uma carga tributária que beira à extorsão.

b) Que nos moldes do que acontece no Rio e em outras cidades do país, o Food Truck em nada se difere de tais feiras. São "caminhões-restaurantes",  autênticos aspiradores, que  sugam tudo à sua volta e logo vão embora, sem em nada contribuir para a economia do Município.

c) O fato de a data coincidir com um importante feriado, quando a cidade já estará superlotada, faz lembrar a micareta Cabofolia, que aliás é repudiada pelo empresariado local exatamente por se realizar em feriado na alta temporada.

d) que o cardápio do evento vai desde qualquer prato servido nos restaurantes da cidade, até sanduíches, porções de batata frita, pães, bolos, doces, sobremesas, salgadinhos e os mais variados lanches, o que seria uma covarde e desleal concorrência com restaurantes,  bares, lanchonetes, padarias e quiosques de toda a cidade.

Reafirmo, de forma inarredável, os compromisso que têm norteado minha gestão à frente do turismo, que aliás, foram determinantes na criação do fórum Cabo Frio+:

- Gestão democrática e participativa.
Ouvir, dialogar e decidir em colegiado.
- Meritocracia: escolher trabalhar com os melhores e mais qualificados, independente do rótulo político ou partidário que lhes imputem.
- Humildade:
Ter clareza de que aquele que acha que tudo sabe, nada sabe.

Primando pelo respeito ao princípio do contraditório, ou seja, o de sempre ouvir a outra parte, me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos.


Att.

Dirlei Pereira
Secretário de Turismo

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!