Novo Abrigo Municipal é inaugurado em Rio das Ostras

Esse é o primeiro município do Rio de Janeiro a possuir um Abrigo Municipal dentro nas normas técnicas, pensando na individualidade dos acolhidos

Por em 01/06/2016 18h14
Rio das Ostras é o primeiro município do Rio de Janeiro a possuir um Abrigo Municipal dentro nas normas técnicas, pensando na individualidade dos acolhidos. A obra, entregue oficialmente nesta terça, dia 31, segue todos os critérios técnicos, estudados e avaliados ao longo de reuniões com participação de representantes do Ministério Público e do Conselho Tutelar. 

O novo Abrigo Municipal, com 390 m2, é fruto de uma parceria entre o Município e a Morocó Desenvolvimento Imobiliário. A Prefeitura cedeu o terreno para a construção, cabendo à empresa arcar com os custos da obra, orçada em R$ 450 mil. O Termo de Doação foi assinado no dia 2 de setembro de 2015. 

Durante a inauguração, o prefeito Alcebíades Sabino agradeceu o esforço de todos envolvidos no projeto de construção do espaço. “Parabenizo a sensibilidade e o comprometimento social do grupo empresarial que abraçou essa causa e aceitou o desafio de ajudar a Administração Pública a construir essa unidade para nossas crianças”, disse o prefeito. 

Para a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, o espaço humanizado fará toda a diferença. “Nosso trabalho deve contribuir para melhorar a qualidade de vida das crianças abrigadas, que já chegam aqui fragilizadas por sua situação familiar. O novo prédio é referência no Estado do Rio de Janeiro, com um espaço acolhedor”, enfatizou a secretária. 

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades municipais, secretários, subsecretários, vereadores, representantes do Ministério Público, Justiça, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, servidores públicos e comunidade. 

Segundo o Promotor Adiel da Silva França o novo abrigo é um grande ganho para a reestruturação social dos jovens. “Esse novo espaço vai trazer mais qualidade no atendimento. Terão atividades de esporte, arte, de lazer, para que se sintam em casa. Pensamos sempre para que eles entendam que provisoriamente este local é a casa deles”, disse. 

Para a juíza titular da Vara de Família da Infância, Juventude e Idoso de Rio das Ostras “a nova unidade é um presente pra cidade e a concretização de uma ação envolvendo vários esforços de muitas pessoas. A ampliação das instalações a nova estrutura vão colaborar diretamente para o desenvolvimento e educação dos abrigados”. 

NOVAS INTALAÇÕES – O prédio onde fica instalado o Abrigo Municipal possui amplas instalaçõespara acolher 20 menores, entre 0 e 18 anos incompletos. São seis quartos, um berçário, vinte camas, uma sala para trabalho da equipe técnica, uma sala para direção, uma sala de estar, cozinha, lavanderia e banheiros adaptados para deficientes físicos. O lugar funciona com 35 funcionários, que fazem atendimento nas mais diversas áreas, entre apoio psicológico e assistência social.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas