Núcleo Tecnológico é inaugurado em Iguaba Grande

O curso de formação será para 25 alunos, por turma, que terão acesso ao estudo on-line a distância e semipresencial

Por em 01/07/2016 10h25
A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) inaugurou a sede do Núcleo Tecnológico de Iguaba Grande (NTI), nessa semana, com aula inaugural, com o tema “Mediação no Contexto Escolar”. Os professores da rede municipal poderão dispor de uma série de cursos de Formação Continuada Sistematizada (FOCOS), visando o aprimoramento das práticas educacionais.
 
De acordo com o coordenador do NTI, Antônio Gonçalves, o Núcleo funcionará, através da Plataforma Moodle, que é um modelo de ensino universitário, que dará todo o apoio técnico aos tutores e alunos, do FOCOS. “É extremamente importante, porque é a primeira vez, que a gente trabalha com a parte pedagógica. Agradeço a oportunidade dada,  pela nossa Secretária Sheila Atalla”.
 
O curso de formação será para 25 alunos, por turma, que terão acesso ao estudo on-line a distância e semipresencial. Os professores serão capacitados, no returno, em 40 horas. Com exceção do curso de Noção Básica de Informática, que terá, somente, 12 alunos e será presencial, somando 25 horas.
 
Para o Tutor da aula inaugural, Guilherme Pinto, o tema é importantíssimo para trabalhar com os professores, para exercitar o altruísmo e a empatia dentro da Mediação Escolar: “O Tema de hoje é primordial para quem trabalha com Educação de Jovens e Adultos. A proposta é de inclusão e transformação social, para que os professores saibam agir com o problema de forma imparcial”.
 
A Professora de Educação Infantil, da Creche Maria Therezinha Pedrosa, Alessandra Martins participou da primeira aula para aumentar a sua capacitação: “Hoje, estou como professora da creche. Mas, amanhã, posso atuar em outro segmento. Acredito que o conhecimento é sempre um novo horizonte e acho que posso utilizá-lo, até, mesmo, na creche”.
 
Os cursos que fazem parte do FOCOS  abrangem vários temas, do contexto educacional, como: História da África e Relações Étnicos Raciais na Educação; Como Trabalhar em Sala de Aula o Ensino Religioso, em toda sua Diversidade; Noção Básica de Informática; Psicomotricidade, na Educação Infantil; Atendimento Educacional Especializado e Mediação, no Contexto Escolar; entre outros.
 
Segundo a Coordenadora do FOCOS, Carla Priscila Marques, a proposta da Secretária de Educação é visionária: “ Ela se preocupa em dar a formação contínua para todos os profissionais da educação, aliando a tecnologia á formação continuada. É o novo caminhar de qualquer Secretaria de Educação.
 
A Secretária de Educação, Sheila Atalla acredita que esta inclusão é mais uma ferramenta, para que o município alcance a Excelência na Educação: “Adaptei duas coisas, o NTI ao FOCOS, que caminhando juntas atuam na capacitação dos professores, para que eles estejam mais preparados para trabalhar. É uma formação contínua e acredito que dará mais embasamento e segurança aos professores, para trabalharem com os temas abordados”.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa