"A cidade vem passando por uma transformação, está progredindo, avançando", diz André Granado

Dr. André Granado, prefeito de Búzios, em entrevista, explica o seu projeto de construção de uma nova cidade

Por Redação JS em 02/09/2016 11h12
Médico e prefeito, Dr. André Granado (PMDB)  tenta a reeleição no município de Armação dos Búzios. Portanto, na manhã desta sexta-feira, dia 02, ele concedeu uma entrevista ao Portal JS e Rádio Litoral FM, onde falou sobre os seus projetos já concluídos,  na Saúde e Educação e as obras que ainda estão por vir esse ano ainda. Confira:


Portal JS: O que o habilita a pedir o voto do povo buziano mais uma vez?
AG – Nós estamos realizando um trabalho continuo com planejamentos, projetos e obras. A cidade vem passando por uma transformação, está progredindo, avançando. Nós precisamos consolidar esse projeto e, principalmente, esse paradigma que nós quebramos, uma nova forma de administrar e gerir o município.

Portal JS: O que o senhor acha que foi o ponto máximo da administração nesses quatro anos?
AG – Eu diria que a Educação. Porque se a gente tivesse as 150 obras e não conseguisse transformar a Educação, fazer todos os avanços que a gente teve nesse setor, que é a principal ferramenta de mudança na sociedade, junto com Cultura e Esporte, não teria tanto valor. Se a gente estivesse feito só o que fizemos na Educação, eu já estaria realizado. Tenho certeza que isso vai mudar definitivamente o destino de muitas pessoas. 

Portal JS: E o que o senhor fez para a Educação? Seus adversários falam que faltou Educação no seu governo.
AG – É porque eles não entenderam o que aconteceu na Educação, a forma deles é ultrapassada. Então, tudo que aconteceu de novo, com bons profissionais participando, não é um projeto do André, todos estão comprometidos em dar o melhor para as nossas crianças e jovens. Nós tivemos toda essa participação, deixamos as escolas criarem seus projetos, desenvolverem e estimular os potenciais das crianças. Além disso, temos hoje uma escola de Ensino Integral, no Bairro Baía Formosa, que era um bairro totalmente excluído, esquecido. Hoje nós temos oito escolas com o Projeto Mais Educação, que é um projeto, junto com o Governo Federal, que tem atividades ambientais, culturais e esportivas. 

Portal JS: Quais são os seus projetos para a Saúde?
AG – Quando eu caminhei, falei em esperança de mudança e oportunidade. Eu nunca critiquei ninguém e nem falei mal. O que eu recebi em 1º de janeiro de 2013 foi exatamente o que eu entreguei em janeiro de 2009, só que totalmente sucateado. Nós reabrimos sala no Centro Cirúrgico, reformamos todo o hospital, equipamos tudo com o que há de mais moderno, serviço de oftalmologia, Clínica da Família na Rasa. Estamos entregando agora um Posto de Saúde novo em Zé Gonçalves. Estamos construindo um em Cem Braças. Centro de Fisioterapia e Policíclica na Rasa. Então, investimos forte na medicina preventiva, na cirurgia, tratamentos de pessoas que estavam há alguns anos  esperando. O Hospital hoje tem cirurgia vascular, oftalmo, otorrino, vesícula, hérnias. Então, a gente está oferecendo, em um Hospital Municipal, não é Regional, esses serviços. Minimizando para a nossa população o impacto dessa crise. A gente evoluiu bastante, mas ainda temos falhas.

Porta JS: E as 150 obras?
AG – São 150 obras, algumas ainda não estão terminadas e outras ainda vão começar. Nós temos R$20 milhões para obras em 2016, já empenhados, só esperando passar a eleição para começar. Nós temos a AV. José Bento Ribeiro Dantas, trecho da Barbuda até Tartaruga. Obras para o Pórtico, Balneário da Rasa, Arpoador.  Tem a Creche de São José, que acreditamos que até o final do ano esteja pronta. Nós saímos de 213 crianças em creches para quase 600 crianças em creches. Vamos oferecer mais 188 vagas e precisamos terminar a creche do Arpoador, que era uma parceria com o Governo do Estado, que está parcialmente pronta, e vamos terminar a obra para atender mais 80 crianças. Temos uma perspectiva para 2017 em atender mais 268 crianças.  E aí vamos aumentando mais de 300% em crianças em creches. Fizemos muitas obras de drenagem, praças, escola de artes. Fizemos muitas obras impactantes, como Praça do INEFI e Cine Teatro da Rasa. É um projeto de cidade, não um projeto do André. 

Portal JS: Para terminar, pode explicar essa polêmica do esgoto?
AG – Uma coisa feia que fizeram foi renovar o contrato com a Prolagos em 2011. Um contrato que não prevê investimento na área de saneamento e esgoto. Um contrato que não enxerga a Rasa, Zé Gonçalves e Cem Braças. A gente tem lutado muito com a Prolagos e eles se respaldam no contrato que eles têm assinado com o governo anterior. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa