O Rio pede socorro!

Por Vilma Matos em 26/11/2016 13h35

Que crise é essa que o Brasil está passando!!!? Nunca se falou em uma crise tão séria, praticamente todos os estados estão passando por situações críticas. Setores de extrema importância sendo atingidos. Mas, vamos falar sobre o nosso estado, o Rio de Janeiro. Meu Deus! Onde vamos parar? É crise na saúde, na educação, na polícia, no IML, etc.


Tudo começou com a queda da arrecadação e no recebimento dos royalties pela exploração do petróleo, A diminuição na arrecadação do ICMS, os gastos com a organização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo. Isto tudo somado, principalmente, com a má administração pública do estado, nas últimas duas administrações.


Diante da situação, o governo anunciou um pacote de austeridade com medidas impopulares (apelidado de “pacote de Maldades”). Como, por exemplo, o aumento de impostos, a cobrança do desconto de 30% dos salários dos funcionários, das pensões dos aposentados durante 16 meses, o fim dos restaurantes populares e o reajuste da tarifa do bilhete único de 6,50 para 7,50 reais.


As propostas ainda precisam ser debatidas e aprovadas pelos deputados estaduais. A expectativa é que as discussões se estendam até 30 de novembro e que as votações sejam iniciadas na primeira semana de dezembro.


No momento a população está a mercê da sorte, orando para que Deus olhe por este povo tão sofrido. Só não podemos perder a Fé, pois, ela é o que nos guia.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada