Observatório Social fiscaliza gastos públicos na Região dos Lagos

Atualmente estão em atividade, Observatórios Sociais em mais de 100 municípios em mais de treze estados e no Distrito Federal.

Por Jamyne Sant'Anna - Rádio Litoral FM em 28/06/2016 08h18

O programa “Bom Dia Litoral” recebeu na manhã desta segunda-feira (27), organizadores da Comissão Organizadora do Observatório Social na Região dos Lagos. O observatório é uma associação que busca monitorar os gastos públicos, se preocupando com a correta aplicação dos recursos públicos e a transparência. Segundo Renata Fructuoso, responsável pela Comissão de Araruama, o ideal seria que todos os municípios do país aderissem ao projeto e tivessem um observatório.


“Atualmente estão em atividade, Observatórios Sociais em mais de 100 municípios em mais de treze estados e no Distrito Federal. Em Santa Catarina estão em funcionamento mais de 17 Observatórios, sendo que a cada dia novos Observatórios são criados por todo o país” disse.


Na Região dos Lagos, o município de São Pedro da Aldeia, está prestes a receber uma unidade do observatório, mas a comissão busca recursos para que o projeto possa ser inaugurado. “Para que um Observatório Social possa ser certificado pelo Observatório Social Brasil, e fazer parte da Rede de Controle Social ele precisa seguir diversas normas e isso demanda gastos.” Disse Paulo Santana, da Comissão Organizadora do Observatório Social de São Pedro da Aldeia.


Os interessados em apoiar o projeto podem procurar acessar as páginas de Facebook do Observatório Social de São Pedro da Aldeia e Observatório Social de Araruama. Há ainda uma movimentação para a adesão de outros municípios da Região dos Lagos.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa