Ônibus escolares gratuitos circulam sem licenciamento em Araruama

Cerca de 5 mil alunos utilizam o transporte diariamente. Veículos estão com documentos atrasados, alguns há mais de cinco anos.

Por Redação JS* em 13/04/2016 14h23

Os ônibus que fazem o transporte escolar gratuito em Araruama, Região dos Lagos do Rio, estão circulando sem licenciamento. Aproximadamente cinco mil alunos utilizam diariamente os veículos, que estão rodando sem vistoria e com documentos atrasados, em alguns casos, há mais de cinco anos, conforme a reportagem do RJ Inter TV apurou.


As condições do serviço, cujos estados e municípios têm obrigação de oferecer recebendo recursos e assistência técnica do Governo Federal, está deixando os pais dos alunos preocupados. Muitos ônibus estão em condições precárias.


Na reportagem veiculada no RJ Inter TV desta quarta-feira (13), a secretária de Educação de Araruama, Miriam Inês, afirma que o licenciamento não está sendo realizado porque os veículos estão com multas aplicadas no governo anterior. Ela afirma que o município tenta obter recursos para efetuar o pagamento delas. Ainda de acordo com a secretária, um mecânico realiza diarimente a manuntenção dos ônibus.


De acordo com o Detran, os veículos são de responsabilidade de Prefeitura e, mesmo pertencendo a um órgão público, têm que passar pela vistoria anualmente. Ainda segundo o Detran, se esses veículos forem flagrados em uma blitz, sofrerão as sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro e podem ser apreendidos.






*Matéria G1.com

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!