Outubro Rosa

Por Vilma Matos em 10/10/2016 11h02

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa.


No Brasil o câncer de mama é o câncer que mais causa mortes em mulheres, atingindo cerca de 30 mortes por dia. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Muitas mulheres eventualmente esquecem e algumas nem fazem o exame preventivo, mesmo sabendo que o diagnóstico logo no inicio ainda é o melhor tratamento para o câncer de mama. O exame de mama é muito importante, e chega a prevenir 70% das patologias mamárias, como nódulos, cistos e até uma possível patologia maligna. O auto-exame mensal pode ajudar a identificar mudanças ou anormalidades nos seios, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento para qualquer que seja o problema detectado. A mamografia é essencial para o diagnóstico precoce, devendo ser submetida uma vez por ano e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.


O câncer de mama possui grande índice de cura, que fica em torno de 95% quando descoberto precocemente. Quando descoberto o nódulo, inicialmente a paciente é submetida a exames complementares, é feita uma cirurgia para a retirada do tumor e complementa o tratamento com a quimioterapia e a radioterapia.


OUTUBRO ROSA: EU APOIO ESTA LUTA!!!!

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Deus está no controle