Outubro Rosa tem abertura oficial em Araruama

Outubro Rosa tem abertura oficial em Araruama com a presença da deputada estadual Marcia Jeovani

Por em 06/10/2015 17h42

A campanha estadual Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, teve abertura oficial na Casa de Cultura do município de Araruama, Região dos Lagos, na última sexta-feira, dia 2 de outubro, com a presença da deputada estadual Marcia Jeovani, do prefeito Miguel Jeovani e autoridades municipais.


A deputada estadual Marcia Jeovani tem lugar destacado nesta  campanha, uma vez que é autora da Lei nº 7.049/2015 – “Lei Angelina Jolie“, que assegura às mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário a realização dos exames de detecção dos genes BRCA 1 e BRCA2 gratuitamente pelo SUS.


"A  campanha  Outubro  Rosa  é de fundamental importância para a conscientização da prevenção ao câncer e estou muito feliz por proporcionar através da Lei Angelina Jolie essa chance das mulheres, sem muito poder aquisitivo e com histórico familiar de câncer de ovário e de mama, realizarem o exame de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde", destacou a deputada estadual Marcia Jeovani.


O prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, falou da importância do município sediar a campanha estadual. “É uma honra e uma alegria sediar a campanha estadual Outubro Rosa. Valorizar as políticas públicas voltadas para as mulheres e a saúde preventiva é uma das prioridades do nosso governo. A Lei Angelina Jolie, indicação da nossa deputada estadual, ainda vai virar lei federal”, ressaltou o chefe do executivo, que ainda lembrou da aquisição de uma unidade de saúde (Casa de Caridade) através do governo municipal e que em breve irá funcionar como o Hospital da Mulher e da Criança.


A coordenadora da companha, Drª Kesley Couto, lembrou do tempo de trabalho realizado no município através dos programas de saúde e atendimento à mulher, já que atua há 15 anos na área médica de mastologia. Ela é responsável pelo Espaço da Mulher na unidade do PAM de Araruama e atende centenas de mulheres por ano.


O evento ainda contou com a participação do Coral de Flautas da Terceira Idade, uma atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal da Terceira Idade e Desenvolvimento Humano de Araruama.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!