Parque das Dunas se transforma em pista de treino para o kitesand

Cabo Frio é o melhor lugar do estado para deslizar na areia

Por em 15/12/2015 10h51

O cenário é o Parque das Dunas, em Cabo Frio, uma paisagem inigualável, diferente de tudo que se vê no Rio de Janeiro. Grandes dunas de areia branca, pequenos lagos, vento incessante e o mar ao lado. Garantia de um pôr do sol espetacular, a conjunção desses fatores também possibilita a prática de dois esportes que só encontram condições propícias nessa região do estado: sandboard e kitesand. O primeiro é o surfe nas dunas de areia, variação tropical do snowboard, praticado nas montanhas de neve. Já o outro é uma novidade que começa a se desenvolver ali.


Kitesand é uma mistura de sandboard com o kitesurfe. Utiliza-se a prancha da primeira modalidade, junto com a pipa da segunda, que, com a força do vento, impulsiona o esportista pela pista de areia. Para quem não conhece, kitesurfe é a modalidade na qual o praticante desliza pelo mar com uma prancha, levado por uma pipa que parece um parapente.


Cabo Frio é o melhor lugar do estado para deslizar na areia, dizem os praticantes. Ali fica a maior duna isolada do Sudeste, a Dama Branca, também conhecida como Duna Mãe, que alcança entre 30 e 40 metros de altura. Além da importância paisagística e ecológica, o lugar é um verdadeiro parque de diversões. Pais e filhos rolam sobre as dunas de areia, algumas pessoas praticam esquibunda e instrutores como Rafael Marendino ensinam sandboard no local.

Fonte: O GLOBO (Renan Almeida)

Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo 


Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano