Plano de Manejo e Cultivo da Aroeira é elaborado em São Pedro da Aldeia

Objetivo do encontro foi organizar e legalizar o cultivo, para que a aroeira se torne sustentável e lucrativa.

Por em 11/10/2017 11h27
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Emater/Rio e o Inea se reuniram nesta terça-feira (10) para elaborar e votar o Plano de Manejo e Cultivo da Aroeira em São Pedro da Aldeia. A reunião aconteceu no Assentamento Ademar Moreira, em São Mateus. O objetivo do encontro foi organizar e legalizar o cultivo, para que a aroeira se torne sustentável e lucrativa.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia, Dimas Tadeu, a tarefa é organizar e dividir o cultivo da planta que se torna cada vez mais atraente no mercado de condimentos.

“Na área comum do assentamento, existe por parte da própria natureza um número bem significativo dessa planta e que já é colhida pelos assentados. Estamos organizando, legalizando e dividindo esse trabalho entre os interessados para valorizar o produto, que é cada vez mais procurado no mercado nacional e internacional”, explicou o secretário.

De acordo com o Gerente de serviços florestais do Inea, Flávio Valente, que fez a apresentação do plano de manejo, o próximo passo é juntar a documentação dos assentados e preparar o licenciamento.

“Com o plano de manejo aprovado vamos juntar a documentação dos assentados. Segundo o que foi exposto na reunião os documentos estão completos, para dar andamento ao licenciamento ambiental, organizando e legalizando o cultivo”, afirmou.



Culinária – A aroeira ou pimenta rosa caiu no gosto dos cozinheiros brasileiros e do mundo. Os francesas a conhecem como poivre rose e utilizam bastante. Apesar de ser chamada de pimenta, ela não se parece com a pimenta do reino porque não é picante e tem um aroma próprio.  Deixa qualquer prato, salgado ou doce, mais bonito por causa da sua cor. A planta também é bastante utilizada como terapia alternativa para tratamento de doenças como bronquite, reumatismo, artrite e outras.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Feminicídio - Editorial JS