Praça da Cidadania, em Cabo Frio, tem apresentações de dança e roda de leitura

Atividades acontecem na Tenda das Artes a partir das 20h

Por em 05/01/2018 11h30
A abertura do ano cultural 2018 só começa no próximo sábado (6), mas as atividades que embalam a extensa programação do Projeto Cultura do Amanhã já estão acontecendo, entre elas o Festival de Dança e Fitness e a Roda de Leitura. 

Nesta quinta-feira (4), por exemplo, tem Roda de Leitura com Jaqueline Brum e Sarah Dhy, a partir das 20h, na Tenda das Artes, inaugurada na última quarta-feira (3) no espaço Capoeira, na Praça da Cidadania. Em seguida, o professor de Kristian Giovaney vai fazer uma divertida aula de dança voltada para crianças. 

Na sexta-feira (5), a partir das 20h, tem o segundo dia do Festival de Dança e Fitness, desta vez sob o comando da dupla Kristian Giovaney e Katia Santana. Em seguida tem Festival Fitness com um aulão de zumba.

A inauguração da Tenda das Artes aconteceu com apresentações de dança da professora Kátia Santana, coordenadora do festival. Ela incentivou o público a repetir seus movimentos, promovendo uma grande interação. Também apresentou um número com o dançarino Patrick Santana. O professor Vitor Porto também animou o público com movimentos básicos do estilo zouk para crianças, e apresentou uma coreografia com uma aluna, mostrando que não há idade para começar a dançar.  

Em seguida, as bailarinas, Brenda Machado e Camilla Assis apresentaram as quatro coreografias que levarão para competição de dança Tamzolymp, em Berlim, na Alemanha, em fevereiro.  Apesar do chão não ser adequado para o nível da performance, as meninas emocionaram o público. A programação da noite de abertura foi encerrada com um aulão promovido por integrantes da Associação dos Profissionais de Educação da Região dos Lagos (ASPEF-Lagos) e da academia Superação Wellness Center.

A Tenda das Artes tem chamado a atenção de turistas e moradores que passam pela Praça da Cidadania. Aos poucos, mineiros, cariocas, paulistas, goianos e até cabo-frienses se aproximam e entraram, literalmente, na dança. A diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges, acredita que essa iniciativa vai ajudar da promoção da cultura de Cabo Frio e na valorização dos artistas locais.

“A programação do ano cultural 2018 está apenas começando e já vemos frutos da interação com o público, da valorização da cultura e dos artistas da nossa cidade. Linda a mobilização dos pais dançando com os filhos. Muitos talentos foram detectados pela equipe presente. Também foram distribuídos brindes para as crianças que participaram das atividades proposta pelos professores de dança. Tem muita coisa ainda até 5 de fevereiro”, ressaltou.

Apesar das atividades já realizadas, a abertura oficial da segunda edição do Projeto “Cultura do Amanhã” acontece neste sábado (6). A programação vai até o dia 3 de fevereiro com o tema “Infância, Patrimônio e Humanidade”. Como no sábado é comemorado o Dia de Reis, a apresentação dos grupos de Folia de Reis terão destaque. Os grupos Estrela do Oriente, Estrela Dalva e Folia de Reis se apresentam a partir das 20h. Já o Coletivo de Corais do Cultura do  Amanhã  apresentará um clássico de Handel, “Aleluia”, e promete abrir a noite em grande estilo.

O Projeto Cultura do Amanhã é uma realização da Secretaria de Cultura de Cabo Frio em parceria com o Ponto de Cultura “Infância: Patrimônio da Humanidade” (Fábrica de Música) e acontece na Praça da Cidadania, Charitas e Solar dos Massa. Confira a programação abaixo:

Programação Projeto “Cultura do Amanhã”

Literária “Maria Lê/Maluco por Leitura”
Quando: até 20 de janeiro
Horário: 15 h às 24 h.
Local: Tenda Literária, na Praça da Cidadania.

Festival de Dança e Fitness
Quando: de 3 de janeiro a 26 de fevereiro de 2018 (sempre às quartas e sextas-feiras)
Horário: 20h às 22h
Local: Tenda das Artes, na Praça da Cidadania.  
Batalha de Rap: 2 de fevereiro.

Festival de Teatro Infanto-Juvenil e Oficinas Culturais
Quando: terças-feiras, dia 9, 16, 23 e 30 de janeiro de 2018
Horário: 20h às 22h
Local: Tenda das Artes, na Praça da Cidadania.  

Roda de Leitura e Dança para Crianças
Quando: às quintas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de janeiro de 2018
Horário: 20h
Local: Tenda das Artes, na Praça da Cidadania 

Festival Instrumental e Vocal
Quando: dias 13, 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Tenda das Artes-Praça da Cidadania

Exposição Coletiva no Charitas “Cabo Frio em Traços e Formas”
Quando: de 5 de janeiro a 28 de janeiro de 2018
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, de 14h às 19h
Local: Charitas
 
Encerramento Cultura do Amanhã com apresentação do Coral Infantil e Orquestra da Fábrica de Música Escola
Quando: 3 de fevereiro de 2018
Horário: 20h
Local: Praça da Cidadania


Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política