Precisamos de respeito!

Por Vilma Matos em 16/08/2016 07h14

Esta semana vamos falar de respeito, uma coisa que esta faltando muito nas pessoas. Primeiro vamos definir o que é respeito: é uma atitude que favorece que as relações interpessoais sejam adequadas e satisfatórias, é a atitude necessária para conviver sem conflitos aceitando as diferenças entre as pessoas. Respeito, é obrigação, é dever, você pode e deve exigir.


O respeito deve começar por nós mesmos, pois quem não se respeita, não inspira o respeito do outro. Temos que aprender que devemos respeitar as pessoas pelo que elas são e não pelo que tem. Respeitar as diferenças, os espaços, a raça, cor, idioma, idosos, deficientes e suas ideias.


Devemos respeitar as pessoas por suas diferenças, saber que elas não pensam e não agem como nós, por isso não devemos julgá-las, apenas compreende-las. O respeito é um dos valores mais importantes de todos, se houvesse mais respeito entre as pessoas nossa sociedade seria bem melhor.


Infelizmente, vimos pessoas que vivem situações de extrema passividade, suportando gente amarga, manipuladora, agressiva, sem ter qualquer tipo de sentimento positivo. Quem não te respeita, acaba intimidando-o, desvalorizando suas atitudes, fazendo críticas em suas conquistas.


Não precisamos aplicar regras de conduta, basta aplicar o bom senso, respeitando suas diferenças e, acima de tudo utilizar sempre aquele velho ditado: devemos respeitar o próximo para ser respeitado.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano