Prefeito de Arraial do Cabo é afastado do cargo

Wanderson Cardoso e o vice podem contestar, mas fora da função

Por Redação JS em 02/09/2016 12h26
O prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso, o Andinho, foi afastado definitivamente do cargo pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder político, na última quinta-feira, dia 01º. 

De acordo com o TSE, o crime foi cometido 15 dias antes das eleições de 2012, segundo os ministros. A decisão foi publicada em Diário Oficial na manhã desta sexta-feira, dia 02. Segundo o TSE, Andinho pode recorrer, mas fora do cargo. A decisão se aplica também ao vice-prefeito, Reginaldo Mendes.

A decisão judicial se baseia em certidões de lançamento de IPTU que foram entregues em período eleitoral. O objetivo era regularizar construções de moradias em áreas invadidas, inclusive em áreas de proteção ambiental.

O prefeito comentou o caso e informou também na manhã desta sexta que não tinha sido notificado da decisão, e que continuaria no cargo até ser informado pela Justiça. Ele afirma ser alvo de uma manobra dos adversários políticos.

Com o afastamento do prefeito e do vice-prefeito, quem assume a Prefeitura de Arraial do Cabo é o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Tequinho, que não está na cidade, segundo a assessoria de comunicação dele, devido a compromissos na capital. Luciano deve assumir a Prefeitura por 30 dias e convocar eleições na Câmara para que os vereadores decidam quem vai comandar o executivo até o fim do ano.

Nota
"Nesta sexta (02), o TSE publicou o acórdão referente ao processo que julga o prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, por emitir certidões de IPTU a moradores dos distritos.  Cabe recurso da decisão para discutir a execução da decisão e a própria.  De acordo com os advogados, o trabalho vai continuar para manter o prefeito até o final do mandato. A justiça tem que prevalecer. 

Ass. Corpo jurídico"

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas