Prefeitura de Casimiro de Abreu retira mais de 30 mil pneus da natureza

Além da preocupação ambiental, coleta do material evita a criação de focos do mosquito aedes aegypti

Por Ascom Casimiro de Abreu em 14/01/2016 11h18

Um trabalho conjunto entre as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde e de Obras, Habitação e Serviços Públicos vem dando resultado em Casimiro de Abreu. Desde setembro de 2014, a Prefeitura firmou um convênio para dar uma correta destinação aos pneus inservíveis do município.


Desde então, já foram encaminhados para a reciclagem mais de 30 mil pneus. Além da preocupação ambiental, pois o pneu pode levar centenas de anos para se decompor na natureza, a coleta do material evita o acúmulo de água e a criação de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya.


De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maurício Porto, a Prefeitura realiza a coleta dos pneus encontrados nas ruas e terrenos baldios do município. "Temos o apoio dos administradores distritais para o recolhimento desse material. As borracharias, oficinas e demais estabelecimentos afins também devem encaminhar os pneus inservíveis para o ponto de coleta", disse Maurício.


O material é encaminhado para a unidade de transbordo, localizada na Estrada do Ribeirão, de onde segue para a reciclagem. "A empresa fica responsável pela retirada dos pneus inservíveis do ponto de coleta e pela destinação ambientalmente adequada deste material", ressaltou Maurício Porto.


No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Atualmente, também sua utilização como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada