Prefeitura de Iguaba Grande dá continuidade ao Projeto Servidor Saudável com foco no Novembro Azul

Projeto finaliza a fase voltada às servidoras e inicia a etapa que irá alcançar o gênero masculino na Sede do Executivo

Por Redação JS em 11/11/2015 08h56
A Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Administração, dá continuidade ao Projeto Servidor Saudável que promove ações de prevenção de doenças e promoção da saúde de todos os funcionários que trabalham na sede da Prefeitura. O Ônibus da Saúde que serve como consultório ambulante, onde estão sendo feitos os exames e orientações, foi disponibilizado através de parceria com a Secretaria de Saúde, e ficará instalado no pátio da Prefeitura entre os dias 11 e 13 de novembro, agora, com o foco voltado aos servidores do sexo masculino, dando início as atividades do Novembro Azul.

O projeto faz parte das ações da Prefeitura em oferecer melhorias aos funcionários públicos e tem como objetivo promover a saúde e prevenir doenças, trazendo procedimentos e orientações evitando seu deslocamento do local de sua atividade profissional, facilitando assim o seu atendimento. Ele será composto de um programa específico de promoção e prevenção de saúde que acontece em 03 etapas, sendo elas, preventivo de câncer de colo de útero e mama, que aconteceu durante o Outubro Rosa, preventivo de câncer de próstata e imunização.

A primeira etapa do Projeto, voltado às servidoras, aconteceu entre os dias 27 outubro e 06 de novembro, com atendimento e orientação, coleta de material para exame preventivo, realização de exame de mama e encaminhamentos para mamografias e consultas com especialistas. Todas as pacientes que realizaram os exames ficaram satisfeitas com o atendimento e as orientações recebidas.

“Eu acho a ideia fantástica porque facilita muito a nossa vida. A gente acaba não realizando as consultas e exames necessários por falta de tempo. Além também, é claro, do atendimento ter sido ótimo, a enfermeira super atenciosa, explica tudo e deixa bem à vontade. Estamos aguardando que venham mais campanhas deste tipo para evitar o deslocamento.” Ressaltou Luzimar Ferreira Borges, Funcionária do Departamento de Licitações e Contrato da Prefeitura de Iguaba Grande.

Na semana voltada ao Novembro Azul, 11 a 13 de novembro, a consulta será feita com um médico do sexo masculino que fará o pedido de um exame de hormônio, coleta de sangue, e caso seja necessário, o servidor será encaminhado para um urologista. O intuito dos organizadores é manter esse projeto durante todo o ano realizando diversas campanhas e estendê-lo, também, às outras secretarias que não estão locadas na sede da Prefeitura, atendendo por completo aos servidores.

“A melhor forma de cuidar da saúde é através da prevenção e orientação. Como sou enfermeira do trabalho, a nossa preocupação em especifico é o cuidado com o profissional, isso traz mais segurança e saúde aos servidores, como também, um melhor funcionamento do poder executivo para toda a população, afinal, quanto menos profissionais adoecidos, mais serviços sendo realizados na cidade.” Afirmou Carla Sant’Anna, enfermeira do trabalho, funcionária do setor da Perícia Médica na sede da Prefeitura de Iguaba Grande.

A terceira e última etapa deste ano será voltada à imunização, onde estará sendo realizada a vacinação dos servidores, prevenindo doenças como difteria, Tétano, Hepatite B e Influenza (gripe), atendendo desta forma a totalidade dos servidores que trabalham na sede da Prefeitura.

Os servidores interessados em participar do Projeto podem obter mais esclarecimentos entrando em contato com a Secretaria de Administração através do número (22) 2624 3275 R.212.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!