Prefeitura de Iguaba Grande divulga o término do Período do Defeso

Iguaba Grande se destaca por não cometer nenhuma irregularidade durante o período restrito à pesca

Por Ascom Iguaba Grande em 03/11/2015 13h28

A Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, anunciou no dia 31 de outubro, último sábado, o término do Período do Defeso que começou no dia 01 de agosto, proibindo a pesca, tanto para profissionais, como para amadores, nos seis municípios da Região dos Lagos que são banhados pela Laguna.

O Período de Defeso é o momento em que as atividades de caça, coleta e pesca esportiva e comerciais ficam vetadas ou controladas em diversos locais do território nacional. Este período é estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA , de acordo com o tempo em que os crustáceos e os peixes se reproduzem na natureza.

Com o objetivo de preservar as espécies e a fruição sustentável dos recursos naturais, os pescadores artesanais receberam uma renda em dinheiro do governo durante a época em que não puderam obter lucro da pesca por impedimento legal.

Para fazer a regra valer, houve fiscalização realizada em conjunto com os seis municípios da Região (Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Cabo Frio e Arraial do Cabo) através das suas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, agentes da guarda ambiental, Batalhão Florestal, além do IBAMA, INEA e Marinha do Brasil. Dentre as apreensões ocorridas durante o período, os relatórios apontam que foram recolhidos 5 mil metros de rede de malha em Araruama, 120 kg de camarões e uma rede de 550 metros em São Pedro da Aldeia.

“Este momento é fundamental para que os nossos pescadores possam se conscientizar sobre a importância do Defeso que garante a produtividade do pescado nos meses futuros. Iguaba Grande está de parabéns, pois soube respeitar esse período sem cometer nenhuma irregularidade”. Declarou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Iguaba Grande, Thiago Dutra.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada